Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Facebook e Instagram reativam contas de Trump após 2 anos de suspensos

Contas do ex-presidente Donald Trump foram bloqueadas em 2021, após o republicano publicar elogios à invasão do Capitólio

A Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram, reativou as contas do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta quarta-feira (25). A medida ocorre dois anos após a empresa suspender o perfil do republicano nas plataformas.

Na ocasião, Trump publicou elogios à invasão ao Capitólio, sede do legislativo americano, em 6 de janeiro de 2021. O presidente dos assuntos globais da Meta, Nick Clegg, falou sobre a decisão no Twitter.

“Como regra geral, não queremos atrapalhar o debate aberto em nossas plataformas, especialmente no contexto de eleições democráticas. As pessoas devem poder ouvir o que os políticos estão dizendo – bom, ruim e feio – para fazer escolhas informadas nas urnas”, disse.

Inicialmente, a suspensão seria por tempo indeterminado, no entanto, após avaliação do Conselho de Supervisão da empresa, determinou-se o prazo de dois anos contados a partir da data de bloqueio (7 de janeiro de 2021).

Passado o período, a empresa reavaliou a decisão. “Agora que o período de suspensão terminou, a questão não é se escolhemos restabelecer as contas do Sr. Trump, mas se ainda existem tais circunstâncias extraordinárias que justificam a extensão da suspensão além do período original de dois anos”, informou a Meta em comunicado.

No Instagram, ex-presidente acumula 23,3 milhões de seguidores, enquanto no Facebook, soma 34 milhões. Em dezembro, Trump anunciou sua pré-candidatura para disputar a Presidência da República em 2024.

Trump precisará, contudo, vencer a disputa interna do partido republicano, nas chamadas “primárias”, antes de ser o candidato oficial do grupo.