Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Europa e Reino Unido chegam a acordo comercial pós-Brexit

Depois de 11 meses de negociações, as duas partes chegaram a um acordo sobre como deverá ser a relação após a saída do Reino Unido do bloco

A União Europeia e o Reino Unido finalizaram o acordo comercial nesta quinta-feira (24) que vai determinar como serão as relações após o Brexit, a saída do país do bloco.

O acordo precisa ser ratificado tanto pelos parlamentos dos 27 países da União Europeia como pelos britânicos.

Leia também

As negociações para determinar os termos demoraram 11 meses. Nos últimos dias, a grande pendência foi a respeito da pesca em mares internacionais.

Além da questão da pescaria nos mares do Reino Unido, outro tema que dificultou um entendimento foram as garantias de que o Reino Unido não vai alterar suas regras ambientais ou de direito do trabalho e nem subsidiar suas empresas, o que daria a eles uma vantagem que as concorrentes do continente não têm.

As cláusulas vão permitir a continuidade do comércio entre as duas partes. "Finalmente conseguimos concordar. Foi um caminho longo e tortuoso. É um acordo justo e balanceado, e é a coisa certa e responsável a se fazer para ambos os lados", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma entrevista coletiva.

O acordo começa a valer no dia 1º de janeiro.

Os britânicos votaram para sair da União Europeia há quatro anos e meio. Formalmente, o Reino Unido já estava fora do bloco desde o dia 31 de janeiro, mas havia a previsão de um período de transição até o fim de 2020 em que o Reino Unido seguiu obedecendo as regras e regulamentações de comércio da União Europeia, assim como manteve as tarifas comerciais do bloco. Depois disso, passa a ser um "terceiro país", mas um parceiro confiável, disse Von der Leyen.

Só foi possível chegar a um entendimento depois que Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, fez concessões e permitiu a pesca em mares do país.

Johnson publicou, em uma rede social, uma foto em que ele aparece com os braços levantados e os dizeres "o negócio está fechado".

Acordo de paz com a Irlanda do Norte

Johnson prometeu manter os termos do acordo de 1998 que prevê que não haverá fronteiras formais entre a Irlanda (que não pertence ao Reino Unido) e a Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido, apesar de estar na mesma ilha que e Irlanda).

Ele disse que o novo acordo vai estabilizar a relação do seu país com o bloco europeu: "Penso que o que temos é a base para uma nova amizade de longo prazo e parceria que basicamente estabiliza a relação".

Segundo ele, é o fim de uma questão que atormentou a política do Reino Unido por décadas, e agora é a hora de o país ser realmente independente e aproveitar o máximo o momento.

Votações futuras

O Parlamento Europeu vai analisar os termos do acordo antes do fim do ano, disse David Sassoli, o presidente da Casa, em uma rede social. Veja abaixo o que ele afirmou:

"Eu dou as boas-vindas ao acordo sobre o futuro da relação entre a União Europeia e o Reino Unido. Ele pode ser, agora, a base de uma nova parceria. No entanto, a natureza de 'último momento' dos termos não permite um escrutínio apropriado pelo Parlamento Europeu antes do fim do ano. Agora, o Parlamento Europeu vai analisar os termos em detalhe antes de decidir se concordarmos com eles. Nós vamos agir de forma responsável para minimizar os problemas dos cidadãos e evitar um cenário de caos."

O Parlamento britânico vai votar no dia 30 de dezembro, de acordo com Johnson.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas