Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

EUA suspendem busca por desaparecidos em naufrágio na Flórida

Barco que saiu das Bahamas no sábado virou com mais de 30 pessoas. Um único sobrevivente foi resgatado na terça e os corpos de 5 vítimas foram encontrados no mar

A Guarda Costeira dos Estados Unidos suspendeu a busca por mais de 30 pessoas que desapareceram na costa da Flórida no sábado (22), após um barco que havia saído das Bahamas no mesmo dia naufragar.

As autoridades americanas encerraram o trabalho de busca às 18h (horário local, 20h em Brasília) quinta-feira (27), depois de terem anunciado a descoberta de cinco cadáveres entre quarta e quinta.

Leia também

A capitã Jo Ann Burdian, comandante da Guarda Costeira americana na região de Miami, disse que tomou a decisão "com muito pesar", depois de levar em consideração as condições meteorológicas, o fato de que os desaparecidos não usavam coletes salva-vidas e o tempo decorrido desde o acidente.

"Infelizmente, chegamos ao momento mais difícil em qualquer caso de busca e resgate", afirmou a capitã da Guarda Costeira a repórteres. "É o ponto em que decidimos quando parar de procurar ativamente".

Burdian já havia dado poucas esperanças quanto à possibilidade de encontrar mais sobreviventes no dia anterior, dadas as difíceis condições do mar, especialmente para pessoas que não tinham coletes salva-vidas, comida ou água potável.

Naufrágio e resgate

Um marinheiro mercante alertou as autoridades do naufrágio na terça-feira (25), após resgatar um homem agarrado a um barco virado a cerca de 70 km a leste de Fort Pierce Cove, no Oceano Atlântico.

O náufrago disse às autoridades que a embarcação deixou as ilhas Bimini, nas Bahamas, no sábado (22), com outras 39 pessoas, e que uma tempestade a virou. A identidade do resgatado não foi revelada.

As autoridades americanas abriram uma investigação sobre o naufrágio, considerado um possível caso de "tráfico de pessoas".

"O objetivo é identificar, prender e processar qualquer infrator ou organização criminosa que tenha organizado, facilitado ou lucrado com essa maldita empreitada", afirmou o agente especial Anthony Salisbury, do Escritório de Investigações de Segurança Interna em Miami.

O papel das Bahamas

Os traficantes de seres humanos usam as Bahamas, um arquipélago na costa da Flórida, como ponto de parada para transportar pessoas ilegalmente para os EUA (muitas delas de outros países do Caribe, como o Haiti).

Na terça-feira (25), a Guarda Costeira americana interceptou 191 haitianos a bordo de um cargueiro sobrecarregado a cerca de 65 km a sudoeste da ilha Great Inagua, nas Bahamas.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 5 mil imigrantes haitianos trabalham legalmente nas Bahamas, mas entre 20 mil e 50 mil de seus compatriotas estão no arquipélago ilegalmente.

Formadas por 700 ilhotas (das quais apenas 39 são habitadas), as Bahamas estão localizadas a 80 km a sudeste da costa da Flórida, por isso o país costuma ser um ponto de trânsito para imigrantes que querem entrar nos EUA, arriscando suas vidas em uma perigosa viagem marítima.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas