Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

EUA negam ao TikTok novo prazo para negociações

Chinesa ByteDance e americanas Oracle e Walmart não concluíram acordo. Downloads podem ser barrados.

Os Estados Unidos se recusaram nesta sexta-feira (25) a conceder ao TikTok um novo prazo para transferir seu controle para empresas norte-americanas, de acordo com documentos enviados à Justiça.

Com isso, o país deve proibir downloads e atualizações do aplicativo de vídeos a partir da noite de domingo (27), a menos que a Justiça decida de forma contrária atendendo um pedido da dona do TikTok, a chinesa ByteDance.

Leia também

A criadora do aplicativo entrou com uma ação contra as restrições dos EUA na última quarta-feira (24) e, por isso, um juiz deu um prazo de 24 horas para o governo americano adiar o ultimato ou explicar sua posição.

O governo de Donald Trump não mudou de ideia, segundo documento enviado ao tribunal, e pretende fazer cumprir um decreto presidencial assinado em agosto, de acordo com a agência de notícias AFP.

No domingo, haverá uma audiência e o juiz deve anunciar uma decisão a respeito do caso.

Se não houver uma nova decisão judicial, a partir das 23h59 (horário local) do domingo, os usuários atuais nos Estados Unidos poderão continuar usando o aplicativo, mas nenhuma atualização será feita e será impossível fazer novos downloads.

A 'novela' entre TikTok e EUA

A proibição para downloads do TikTok deveria ter começo no domingo passado (20), em cumprimento a uma decreto de Trump que proíbe "transações" entre a chinesa ByteDance e empresas americanas.

Essa restrição foi adiada em uma semana com o surgimento da proposta de criação do TikTok Global, uma nova empresa que envolveria as empresas norte-americanas Oracle - na parte tecnológica - e a Walmart - em atividades comerciais nos Estados Unidos.

O projeto inicialmente agradou Trump, mas as companhias envolvidas no acordo divergiram sobre os moldes do negócio.

Outro impasse entre o governo americano e empresas chinesas está relacionado ao aplicativo WeChat, espécie de "WhatsApp chinês", desenvolvido pela Tencent.

Os EUA querem banir completamente o app do país, mas uma decisão judicial movida por usuários no último domingo impediu a restrição. O Departamento de Justiça dos EUA solicitou nesta sexta (25) que a juíza permitisse a proibição enquanto o caso segue na corte.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas