Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

EUA e China combinam resposta forte e unida à Coreia do Norte

Coreia do Norte anunciou que pretende colocar satélite no espaço. Líderes discutiram resolução do Conselho de Segurança da ONU

O presidente americano, Barack Obama, e seu contraparte chinês, Xi Jinping, combinaram nesta sexta-feira (5) responder às "provocações" da Coreia do Norte com uma contundente resolução do Conselho de Segurança da ONU, informou a Casa Branca.

"Os líderes enfatizaram a importância de uma resposta internacional forte e unida às provocações da Coreia do Norte, inclusive uma resolução contundente do Conselho de Segurança", declarou a Casa Branca.

Leia também

Pyongyang fez um teste nuclear em 6 de janeiro e, nesta semana, anunciou um lançamento em breve de um foguete para colocar um satélite no espaço. Para o Ocidente, tais atividades encobrem testes com mísseis balísticos. Essa situação violaria as resoluções do Conselho de Segurança.

O governo Obama pressionou a China para que use sua influência com o país vizinho, altamente dependente da ajuda de Pequim. Washington quer uma resolução da ONU que implique sanções punitivas à Coreia do Norte.

No passado, a China protegeu Pyongyang de sofrer sanções mais duras.

Apesar do mal-estar com as ambições nucleares de seu vizinho, a prioridade de Pequim é impedir qualquer ação que possa levar ao colapso do regime comunista da Coreia do Norte e ao caos na fronteira chinesa.

Essa declaração parece confirmar um consenso entre Obama e Xi sobre a necessidade de agir, mas não está claro se será possível chegar a um acordo para ações específicas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas