Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

"Estou emocionada!", diz primeira francesa a ser vacinada contra a Covid-19

Mauricette, de 78 anos, recebeu a dose em Sevran, na grande região de Paris

Mauricette, de 78 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 na França, neste domingo (27), em Sevran, na grande região parisiense. Vários países da União Europeia dão início à campanha de imunização neste fim de semana, diante do temor de uma nova variante do coronavírus originária do Reino Unido.

"Estou emocionada!", declarou a francesa Mauricette ao receber o imunizante da Pfizer/BioNTech no hospital René-Muret. Sorridente, a ex-doméstica foi aplaudida por toda a equipe de profissionais de saúde que acompanham a inauguração da campanha. Ao ser questionada pela imprensa sobre as reações à vacina, Mauricette resumiu: "ela esquenta!".

Leia também

Em seguida, foi a vez do cardiologista Jean-Jacques Monsuez, de 65 anos, receber a injeção. Além dos dois primeiros vacinados, cerca de 20 pessoas devem receber o imunizante neste domingo em Sevran, na grande região parisiense, e em um centro geriátrico de Dijon, no leste da França. Na próxima semana, a vacinação se estende a cerca de 23 estabelecimentos hospitalares e casas de repouso de Paris, Lyon, Lille e Tours.

O governo francês tem o objetivo de imunizar um milhão de pessoas - entre idosos, profissionais de saúde e indivíduos vulneráveis - até o final de fevereiro de 2021. Depois será a vez das pessoas com mais de 65 anos. O restante da população será vacinada até o final do segundo trimestre do ano que vem.

Além do cumprimento do programa de imunização, as autoridades de saúde também têm o grande desafio de convencer os cidadãos. A França é um dos países da Europa mais resistentes à vacina contra a Covid-19. Apenas 44% da população pretende receber o imunizante, segundo uma pesquisa publicada neste domingo pelo Journal du Dimanche.

Espanha e Itália

Menos de uma semana após a autorização da União Europeia à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19, vários países do bloco iniciam a vacinação neste domingo. No entanto, a Alemanha, a Hungria e a Eslováquia resolveram se antecipar e já começaram a imunização no sábado (26).

Na Espanha, uma moradora de 96 anos de uma casa de repouso para idosos de Guadalajara, no centro do país, foi a primeira a receber o imunizante nesta manhã. Araceli Rosario Hidalgo Sanchez afirmou não ter sentido nada ao ter o produto injetado. As imagens foram transmitidas em cadeia nacional de TV.

Já a Itália anunciou que vai inaugurar sua campanha vacinando um símbolo da luta contra a Covid-19 no país, a enfermeira Claudia Aliver Nini, de 29 anos, que trabalhou ativamente junto a idosos no pico da epidemia na Itália, entre março e abril.

Quem também deve receber a injeção na Itália neste domingo é Annalisa Malara, de 38 anos, médica do serviço de reanimação do hospital de Codogno, no norte do país. Foi ela quem detectou o primeiro caso de coronavírus na Itália, em 20 de fevereiro, e soou o alarme da propagação da doença na Europa.

Terceiro lockdown na França

Em entrevista publicada pelo "Journal du Dimanche" neste domingo, o ministro francês da Saúde, Olivier Verán, não excluiu a possibilidade de um terceiro lockdown na França, caso a epidemia de Covid-19 se agrave. Ele lembra que a circulação do coronavírus continua alta na França, com cerca de 15 mil contaminações e 1.500 hospitalizações, em média, por dia.

Vários prefeitos e a classe médica fazem um apelo para que o governo retome a medida flexibilizada para as festas de fim de ano. Teme-se que a quantidade de casos e internações aumente no início de janeiro.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a França contabiliza mais de 62 mil óbitos, além de cerca de 2,6 milhões de contaminados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas