Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Enviado de direitos humanos da ONU pede julgamento de Kim Jong-un

Líder norte-coreano é acusado de crimes contra a humanidade. País investe em armas nucleares enquanto cidadãos passam fome

O investigador de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta segunda-feira (14) que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e autoridades da Coreia do Norte enfrentem julgamentos por terem cometido crimes contra a humanidade.

Marzuki Darusman disse que a Coreia do Norte utiliza grandes recursos para o desenvolvimento de armas nucleares e outras armas de destruição em massa enquanto cidadãos não têm comida suficiente.

Leia também

Darusman fez um pronunciamento ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em uma sessão boicotada pela delegação da República Popular Democrática da Coreia. A União Europeia e os Estados Unidos apoiaram o pedido de prestação de contas, mas sem nomear o líder.

A China, aliada de Pyongyang, tomou um tom mais conciliador, dizendo que questões de direitos humanos não devem ser politizadas e pediu uma aproximação compreensiva ao lidar com a Coreia do Norte.

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Su Yong, em discurso ao fórum de Genebra em 1º de março, disse que iria boicotar qualquer sessão que examinasse o histórico do país e que "nunca, jamais" seria obrigado a aceitar qualquer resolução.

Darusman, se referindo ao seu relatório emitido no mês passado, disse: "gostaria de reiterar meu apelo à comunidade internacional para seguir em frente e garantir prestação de contas da Coreia, incluindo do sr. Kim Jong Un".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas