Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio por receio do coronavírus

Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio por receio do coronavírus

A Coreia do Norte decidiu não participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, informaram autoridades locais nesta terça-feira (6) (horário local). O ministro do Esporte norte-coreano, Kim Il-Guk, disse a um site que a decisão havia sido tomada já em março, para proteger os atletas do coronavírus.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estavam previstos originalmente para ocorrer entre julho e agosto de 2020. Porém, por causa da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado em um ano — a cerimônia de abertura está prevista para 23 de julho.

Leia também

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e organizadores japoneses concordaram com o adiamento, no ano passado, quando delegações inteiras como Austrália e Canadá ameaçaram não participar dos Jogos caso as datas não fossem mudadas.

Porém, a pandemia se estendeu por todo 2020 e entrou em 2021 sem sinais de que terá um fim imediato — até que as vacinas sejam distribuídas e aplicadas no planeta inteiro, demorará meses.

E o Japão, país sede, está preocupado com as variantes do coronavírus e com a possibilidade de uma quarta onda da pandemia no país. A situação é pior em Osaka, onde as infecções atingiram recordes novos na semana passada, levando o governo regional a adotar medidas direcionadas de lockdown durante um mês a partir desta segunda-feira.

Osaka, inclusive, cancelou eventos do revezamento da tocha olímpica, mas o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, insiste que o Japão organizará os Jogos de acordo com o que foi combinado.

Também por causa da pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio não terão público estrangeiro — a ideia dos organizadores é que somente moradores do Japão compareçam às arenas de competição.

Coreia do Norte, Olimpíadas e política

A decisão surpreende de certa forma porque, na semana passada, Seul, a capital da Coreia do Sul, disse que enviou ao COI uma proposta para sediar as Olimpíadas de 2032 em conjunto com a capital norte-coreana Pyongyang. A Austrália é a favorita a receber os Jogos em 2032.

A Coreia do Norte considera o Japão um país inimigo, assim como a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Não há, porém, nenhuma declaração que demonstre um tom político na decisão do regime de Kim Jong-un.

Em 2018, no auge da crise nuclear, a Coreia do Norte concordou em participar dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Os dois países inimigos inclusive concordaram em desfilar conjuntamente na cerimônia de abertura e em disputar o torneio feminino de hóquei no gelo com um time unificado.

Em contraste, a Coreia do Norte se negou a levar uma delegação aos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, capital sul-coreana. A desistência naquele ano foi acompanhada por outros países politicamente alinhados com o regime de Pyongyang, inclusive Cuba, potência olímpica na época. Quatro anos antes, os norte-coreanos não foram aos Jogos de Los Angeles apoiando o boicote aos EUA liderado pela União Soviética.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a Coreia do Norte levou uma delegação com 31 atletas e conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. A primeira participação do país na competição ocorreu em 1972, em Munique.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas