Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Coreia do Norte lança dois novos mísseis de curto alcance

Foguetes voaram por 500 km e caíram no Mar do Leste

A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (10) dois mísseis de curto alcance do litoral leste do país, segundo informou o Ministério da Defesa de Seul, depois que a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram suas maiores manobras militares conjuntas nesta semana.

O exército norte-coreano lançou os dois mísseis em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão) por volta das 5h20 locais (18h20 de quarta, 9, em Brasília) da cidade de Wonsan, no sudeste do país, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Leia também

Os projéteis percorreram uma distância de 500 km até cair no mar em frente à Wonsan, confirmou um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.

Essa mesma fonte indicou que o míssil poderia ser do tipo Scud e que esta seria a primeira vez que Pyongyang realiza o lançamento desse tipo de projétil em 2016.

"O exército está acompanhando muito de perto a situação e está preparado para fazer frente a qualquer provocação da Coreia do Norte", disse o porta-voz do Ministério da Defesa.

Uma fonte do Departamento de Defesa dos EUA, por sua vez, relatou à agência sul-coreana "Yonhap" que o Pentágono também "está acompanhando atentamente a situação".

No dia 3 de março, a Coreia do Norte lançou seis mísseis de curto alcance que voaram entre 100 e 150 km até caírem no Mar do Leste (Mar do Japão).

Na segunda-feira (7), EUA e Coreia do Sul começaram suas manobras conjuntas anuais, as maiores até o momento, que até o fim de abril envolverão mais de 300 mil soldados sul-coreanos e 15 mil americanos.

A Coreia do Norte considera uma provocação esses exercícios, que se desenvolvem em território sul-coreano.

Nesse sentido, um representante do governo sul-coreano indicou em entrevista coletiva que o lançamento de mísseis por parte do regime liderado por Kim Jong-un "poderia estar relacionado com a situação atual".

A Península da Coreia vive um momento de forte tensão depois que Pyongyang realizou em 6 de janeiro seu quarto teste nuclear subterrâneo e lançou em 7 de fevereiro um satélite a bordo de um foguete, o que foi respondido com duras sanções pelo Conselho de Segurança da ONU.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas