Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Conselho de Segurança aprova novas sanções contra Coreia do Norte

Membros do Conselho da ONU aprovaram por unanimidade a resolução. Ela proíbe, por exemplo, a venda de combustível para aviões e foguetes

O Conselho de Segurança da ONU impôs nesta quarta-feira (2) um amplo pacote de novas sanções à Coreia do Norte, em resposta aos últimos testes nucleares e de mísseis.

Os 15 membros do Conselho aprovaram por unanimidade uma resolução, negociada durante semanas entre Estados Unidos e China, que representará um forte aumento da pressão internacional sobre o regime norte-coreano.

Leia também

As punições são as mais severas impostos pela ONU em 20 anos, afirmou nesta quarta-feira a embaixadora americano na organização, Samantha Power.

As sanções incluem grandes limitações ao comércio com Coreia do Norte e obrigarão o mundo todo a inspecionar cargas com origem e destino ao país, em uma tentativa de garantir o cumprimento das restrições.

Entre outras medidas, a resolução 2270 prevê um embargo total à venda de armas leves, que completa as restrições já em vigor neste setor, assim como novas sanções financeiras contra bancos e ativos norte-coreanos.

Além disso, pela primeira vez inclui sanções a diferentes setores econômicos, que limitarão e em alguns casos proibirão a Coreia do Norte de exportar matérias-primas como carvão, ferro, ouro, titânio e terras raras.

Também será proibida a venda ao país de combustível para aviões e foguetes e sanções sobre vários indivíduos e entidades norte-coreanas.

A resolução inclui medidas para tentar garantir o cumprimento de todas as sanções, como a obrigação de realizar inspeções sistemáticas de mercadorias com rumo ou com origem na Coreia do Norte.

Imagem ilustrativa da imagem Conselho de Segurança aprova novas sanções contra Coreia do Norte
| Foto: FOTO: KCNA/Reuters

O texto também impede a entrada, em qualquer porto do mundo, de navios norte-coreanos que possam transportar bens proibidos, e estabelece a possibilidade de deixar em terra aviões suspeitos de contrabando.

Repercussão
O presidente americano, Barack Obama, saudou nesta quarta-feira a adoção das sanções, e estimou que isso envia a mensagem de que Pyongyang deve abandonar seu programa de armas de destruição em massa.

A resolução unânime do Conselho é uma "resposta firme, unida e apropriada da comunidade internacional" aos últimos testes nuclear e balístico realizados pelo regime comunista, disse.

"A comunidade internacional, com uma só voz, enviou a Pyongyang uma mensagem simples: a Coreia do Norte deve abandonar estes perigosos programas e escolher um caminho melhor para seu povo", acrescentou o presidente.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, elogiou as "robustas medidas" que o Conselho de Segurança da ONU adotou. "O fato de que a resolução tenha sido aprovada por unanimidade demonstra que a comunidade internacional está preparada para adotar medidas duras em resposta a essa classe de violações", disse Hammond em comunicado.

"Trabalhamos nessas robustas medidas desde o teste nuclear ilegal por parte da Coreia do Norte de 6 de janeiro", detalhou o chefe da diplomacia britânica.

Testes com bombas e foguete
Em 6 de janeiro, a Coreia do Norte surpreendeu o mundo ao dizer que fez um teste bem-sucedido com uma bomba de hidrogênio. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou um terremoto de magnitude 5,1 na zona de testes nucleares do país.

Foi o quarto teste com arma nuclear feito pelo país e teria sido o primeiro usando uma bomba de hidrogênio, que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. Outros testes ocorreram em 2006, 2009 e 2013.

Mesmo após o anúncio de países ocidentais estudavam ampliar as sanções contra o país, em 7 de fevereiro, a Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance. O Comando Estratégico dos Estados Unidos disse que seus sistemas detectaram um míssil norte-coreano lançado rumo ao espaço.

Os EUA acompanharam a trajetória do míssil, mas ele não representou ameaça para os americanos ou seus aliados.

Em pronunciamento na TV oficial naquele dia, um porta-voz do governo coreano informou que o país pretendia colocar outros satélites em órbita.

"Lançar um míssil após realizar testes nucleares é claramente contrário à resolução da ONU. Nós vamos responder de maneira resoluta, em coordenação com a comunidade internacional", afirmou à época o premiê do Japão, Shinzo Abe.

Desde o início de 2013, a Coreia do Norte aumentou as capacidades da base de Sohae, que agora pode lançar foguetes a uma distância maior e com cargas mais pesadas. Mas a maioria dos especialistas acredita que o país ainda está longe de alcançar a capacidade de enviar mísseis balísticos intercontinentais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas