Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Confronto entre apoiadores de Evo e oposicionistas fere 30 na Bolívia

Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, cinco delas baleadas; um homem está em estado grave

Confrontos entre apoiadores do presidente Evo Morales e oposicionistas que não aceitam o resultado da eleição presidencial, que aponta sua reeleição no primeiro turno, deixaram cerca de 30 feridos nesta segunda-feira (28), de acordo com a imprensa boliviana. Ao menos cinco pessoas teriam sido baleadas e um homem estaria em estado grave.

A ministra de Saúde, Gabriela Montaño, informou através do Twitter que um homem de 35 anos, identificado como Oscar A. M, foi baleado na barriga e está internado em estado crítico, após ser submetido a uma cirurgia no Hospital Japonês, em Santa Cruz.

Leia também

De acordo com o jornal boliviano "El Deber", em Santa Cruz foi acionado um alerta vermelho nos hospitais para receber possíveis feridos por causa da gravidade dos confrontos. Além das pessoas baleadas, também há relatos de vítimas com fraturas.

Já o jornal "La Razon" menciona conflitos entre apoiadores de Morales e oposicionistas também em La Paz e Cochabamba, além de Santa Cruz. As três são as cidades com as maiores populações na Bolívia.

A agência France Presse acrescenta que em outras cidades, como em Potosí (sudoeste), Sucre (sudeste), Tarija (sul) e Trinidad (nordeste), também ocorreram bloqueios de ruas e estradas.

O jornal diz ainda que um de seus fotógrafos, Miguel Carrasco, foi atingido por uma pedrada na cabeça enquanto registrava imagens das manifestações.

As brigas acontecem entre grupos que comemoram a vitória do presidente e outros que consideram que houve fraude na apuração dos votos e exigem a realização de um segundo turno.

Resultado

De acordo com o TSE boliviano, o partido de Evo, o MAS-IPSP, venceu as eleições com 47,08% dos votos (2.888.359, ao todo), contra 36,51% (2.240.920 votos) do partido do opositor Carlos Mesa, o CC (Comunidad Ciudadana). Os votos em branco representaram 1,47% e, os nulos, 3,57%.

Pelas normas eleitorais bolivianas, um candidato vence a eleição no primeiro turno caso atinja a maioria absoluta ou caso consiga mais de 40% dos votos e, ao mesmo tempo, obtenha vantagem mínima de 10 pontos percentuais ao segundo colocado - foi o que ocorreu nesta eleição.

O Tribunal disse estar disposto a realizar auditorias nas apurações. "O Corpo Eleitoral Plurinacional expressa sua disposição de realizar auditorias ao longo do desenvolvimento deste processo, tanto pelos cidadãos, quanto pelas comissões técnicas de organizações internacionais e missões de apoio eleitoral", escreveu em comunicado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas