Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Combates na Líbia deixam 174 mortos e 758 feridos em duas semanas, diz OMS

Governo reconhecido internacionalmente enfrenta tropas dissidentes do leste na capital do país, Trípoli

Cerca de 174 pessoas morreram e 756 ficaram feridas durante as duas semanas dos conflitos na capital da Líbia, Trípoli. A informação foi divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que também anunciou ter enviado equipes extras de cirurgia a hospitais. Além disso, um levantamento da ONU apontou que 13,5 mil foram obrigadas a deixar suas casas.

Desde 4 de abril, as forças do Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido pela comunidade internacional, e o Exército Nacional Líbio (LNA, em inglês), comandado pelo ex-general Khalifa Haftar, se enfrentam nas proximidades de Trípoli. As tropas dissidentes, baseadas em Bengazi, não reconhecem o governo central.

Leia também

O ex-general Haftar, de 75 anos ? que passou os últimos anos lutando contra militantes islâmicos no leste da Líbia ? apresenta-se como uma "mão forte" que pode unificar o país e livrá-lo dos extremistas. Seus oponentes, entretanto, o veem como alguém que poderia liderar de forma autoritária, como o ex-ditador Muammar Kadhafi, morto em 2011.

As forças do LNA tomaram o deserto da Líbia no início deste ano, antes de partirem para Trípoli neste mês, onde estão abrigadas na parte sul. O governo do primeiro-ministro, Fayez al-Serraj, busca bloqueá-los com a ajuda de grupos armados que saíram da cidade de Misrata, no litoral, em picapes equipadas com metralhadoras.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas