Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Chefe de laboratório russo de mísseis hipersônicos é preso por suposta traição

Vários cientistas foram acusados ​​de passar material sensível a estrangeiros nos últimos anos, o que é punível com até 20 anos de prisão na Rússia

O diretor de um laboratório russo que trabalha com mísseis hipersônicos, arma que o presidente Vladimir Putin reivindica ser uma vantagem estratégica para a Rússia no conflito com a Ucrânia, foi preso por suspeita de traição, informou a agência de notícias estatal Tass nesta sexta-feira (5).

Os mísseis hipersônicos podem viajar até nove vezes a velocidade do som, e Putin disse que os artefatos russos são inigualáveis ​​e serão implementados à Marinha nos próximos meses.

Leia também

Andrei Shiplyuk chefia o laboratório de hipersônicos do instituto de mecânica teórica e aplicada de Novosibirsk e nos últimos anos coordenou pesquisas para apoiar o desenvolvimento de sistemas de mísseis com essa tecnologia, segundo o site do instituto.

De acordo com a agência, colegas de Shiplyuk afirmaram nesta sexta-feira que buscas foram realizadas no instituto. Uma fonte não identificada pontuou que Shiplyuk havia sido transferido para a prisão de Lefortovo, em Moscou.

O Ministério da Defesa russo disse em maio que testou com sucesso um míssil hipersônico Zircon a uma distância de cerca de mil quilômetros. Dias depois, o comandante da Frota do Norte revelou que o sistema seria implantado em uma nova fragata antes do final do ano.

Vários cientistas russos foram acusados ​​nos últimos anos de traição, crime punível com até 20 anos de prisão na Rússia, por supostamente passar material sensível a estrangeiros. Críticos do Kremlin dizem que as detenções muitas vezes resultam de “paranoia infundada”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas