Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Casal se abraça e provoca polêmica na Cisjordânia

Estudantes comemoravam casamento com colegas na universidade. Casal é acusado de 'transgredir a moral e as tradições' e deve ser punido

Dois jovens palestinos trocam um abraço singelo no campus universitário onde estudam, na Cisjordânia. O que eles não podem imaginar é que a singela troca de carinho fosse levá-los perante um conselho disciplinar.

O casal de estudantes, que preferiu não divulgar sua identidade, é acusado de "transgredir a moral e as tradições" da universidade, situada em uma região de tradição fortemente conservadora na Cisjordânia ocupada.

Leia também

Na manhã de quinta-feira os jovens tinham comparecido perante um juiz para assinar sua certidão de casamento, tornando-se, portanto, marido e mulher perante a lei.

Em seguida, dirigiram-se à universidade e, diante de amigos e colegas, o marido pôs a aliança no dedo da esposa e a tomou nos braços.

O problema é que para a sociedade palestina, a certidão não passa de uma formalidade para oficializar a união conjugal. O único que conta realmente para considerar o casamento legal é a cerimônia.

"Fiz tudo o que tinha que fazer diante das nossas duas famílias e segundo o que requer o costume antes de ir para a universidade", explicou o marido à AFP.

"Queríamos comemorar este momento com nossos colegas (...) e a abracei, sem atentar, em momento nenhum, contra a moral", prosseguiu o jovem. No entanto, "logo depois, soube que tinha sido convocado perante o conselho de disciplina" da universidade.

A história do casal, fotografado ao trocar publicamente um carinho sem que haja registro de ter chocado os presentes, deu lugar a um debate pouco frequente a esse respeito na Cisjordânia, e as redes sociais foram inundadas de milhares de comentários indignados com a decisão das autoridades do campus.

Um internauta denunciou como "a sociedade nos ensina a nos envergonhar do amor e escondê-lo", enquanto outro acusava a administração universitária de hipocrisia: "isto ocorreu à vista de todo mundo; combatam, ao contrário, o que acontece em segredo".

O conselho disciplinar ainda deve decidir quais medidas tomar. Fontes da universidade garantem que está sendo buscada uma solução que não penalize a escolaridade dos dois estudantes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas