Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Candidato governista admite derrota em Honduras; Xiomara Castro se aproxima de vitória eleitoral

Esposa do ex-presidente destituído Manuel Zelaya, a candidata será, aos 62 anos, a primeira mulher a governar o país. Nos EUA, secretário de Estado parabenizou a provável nova presidente hondurenha

O candidato Nasry Asfura, que representa o partido de direita que governa Honduras, admitiu nesta terça-feira (30) a derrota nas eleições presidenciais hondurenhas. No discurso, ele parabenizou a provável presidente eleita, a esquerdista Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya (que governou o país entre 2006 e 2009, quando foi destituído).

Tudo indica, portanto, que Xiomara será, aos 62 anos, a primeira mulher a governar o país. Falta a confirmação oficial: com 52% das urnas apuradas, ela tinha 53,4% dos votos contra 34,1% de Asfura. O rival da presidente eleita, inclusive, pertencia ao Partido Nacional (PN) — que governava o país justamente desde a queda de Zelaya.

Leia também

Xiomara recebeu os parabéns também do governo dos Estados Unidos: momentos depois de Asfura admitir a derrota, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, chamou a vitória da candidata da esquerda de "histórica".

Na noite de domingo, Xiomara já havia adotado um discurso de vitória: "Boa noite, ganhamos". Na ocasião, ela prometeu um "governo de reconciliação". "Estendo a mão a meus opositores porque não tenho inimigos", disse a candidata. "Vou convocar um diálogo com todos os setores de Honduras".

Escândalo de tráfico internacional

Oficializando a vitória, Xiomara substituirá o atual presidente, Juan Orlando Hernández, que governou Honduras por dois mandatos e encerra o governo em meio a denúncias de tráfico de drogas nos Estados Unidos.

Tony, irmão do presidente, está cumprindo uma pena por prisão perpétua nos EUA por tráfico de drogas. Asfura, o candidato governista, foi acusado em 2020 de desvio de dinheiro público e foi mencionados nos Pandora Papers.

Já o terceiro colocado na apuração, Yani Rosenthal, passou três anos em uma prisão, também nos EUA, por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

Desafios de Honduras

Quem vencer a eleição assumirá um país afetado pela violência de grupos criminosos e do narcotráfico e pelos efeitos de dois furacões que devastaram o país em 2020.

A taxa de desemprego subiu de 5,7% em 2019 para 10,9% em 2020, em grande parte devido à pandemia, e 59% dos 10 milhões de habitantes vivem na pobreza — o que empurra milhares de hondurenhos a tentar a migração ilegal nos EUA, em busca de trabalho.

"Nosso compromisso é garantir aos jovens que aqui em sua terra natal eles encontrarão o que precisam para gerar oportunidades e bem-estar para sua família. É uma garantia e uma promessa que fizemos", afirmou Castro em seu discurso.

A candidata consolidou seu favoritismo na reta final da campanha, com uma agenda que também inclui a legalização do aborto em casos de estupro e abrir a discussão sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas