Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Canadá fecha resort com o maior surto por variante brasileira no exterior

Província canadense da Colúmbia Britânica soma 877 casos da doença provocados pela cepa originada em Manaus (AM); cerca de 200 diagnósticos estão relacionados com estância de esqui

Um resort foi fechado pelas autoridades canadenses depois que um surto de Covid-19 provocado pela variante brasileira, a P1, infectou cerca de 200 pessoas que estiveram no estabelecimento de lazer. O resort Whistler Blackcomb, voltado para a prática de esqui, é responsável por quase um quarto dos 877 casos registrados na província da Colúmbia Britânica.

A rápida expansão do número de infectados na Colúmbia Britânica é motivo de alerta para as autoridades locais. Uma das providências tomadas foi o fechamento do hotel, no fim de março, assim que as autoridades de saúde da província rastrearam a ação da variante P1. No entanto, os registros do coronavírus em diferentes regiões do Canadá têm batido recordes constantes.

Leia também

Os órgãos de saúde do Canadá ainda não sabem como a P1 chegou à população local. Das 84 pessoas sinalizadas inicialmente com a nova cepa no resort, nenhuma tem registro de viagem exterior ao Canadá, de acordo com o The Guardian. Uma das razões para a identificação é a demora no rastreamento e detalhamento dos casos identificados na Colúmbia Britânica, criando um cenário de incerteza sobre como ocorreu a expansão do vírus.

Outro aspecto que provavelmente contribuiu também para o surto da P1 no resort é sua falta de moradias e a união de pessoas de diferentes origens em um mesmo apartamento. Com hóspedes costumam alugar closets e, por vezes, até oito pessoas dividem o mesmo espaço. Esse contato pode ter potencializado a transmissão do coronavírus.

Para um trabalhador na área de manutenção no Whistler Blackcomb, esta situação era inevitável. Ele explicou ao The Guardian que o resort recebe hóspedes de “todos os lugares”.

“Nós meio que sentimos que isso poderia acontecer conosco”, contou o funcionário, identificado apenas como Peter, ao jornal britânico. Ele foi um dos infectados dias depois de receber uma vacina contra a Covid-19. As autoridades de saúde da província tentaram conter o avanço do surto no local vacinando seus funcionários, mas ainda assim o avanço do vírus não foi impedido.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas