Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Brasileira que pesquisa a Covid nos EUA recebe 1ª dose da vacina

Nascida em Votuporanga (SP), a especialista ressalta a importância de se manter as medidas de segurança juntamente com a vacinação

A brasileira Miria Ferreira Criado recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas americana Pfizer e alemã BioNTech. Nascida em Votuporanga (SP), a virologista foi vacinada na Geórgia, nos Estados Unidos, onde mora e trabalha há, aproximadamente, 10 anos.

"Me sinto ótima e não tive nenhuma reação. Estou muito feliz e privilegiada por fazer parte desse primeiro grupo que recebeu a vacina." Miria Criado relata que teve a oportunidade de ser imunizada porque é pesquisadora da Universidade da Geórgia.

Leia também

"Tenho realizado pesquisas cientificas na área de virologia, mais especificamente com o coronavírus, tentando entender como funciona a resposta inume do indivíduo, como outras infecções respiratórias podem impactar a sintomatologia da Covid-19", conta Miria.

A virologista também conta que receberá a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus daqui a três semanas.

"Espero que vocês aí no Brasil consigam logo receber a vacina. Enquanto isso, é muito importante que continuemos fazendo todos os processos de prevenção para controlar essa pandemia."

Vacinação

Os Estados Unidos começaram a vacinar a população em 14 de dezembro de 2020, após a aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), no dia 13.

Na análise do centro, a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech apresentou alta eficácia em todas as faixas de idade, sexo, raça e etnia.

O imunizante precisa ser armazenado a uma temperatura de -70ºC, motivo apontado como um problema por especialistas, e é pioneiro no uso da tecnologia mRNA, método que usa parte do material genético do vírus para estimular o corpo a produzir defesa contra o Sars-Cov-2, causador do novo coronavírus.

A meta das autoridades de saúde norte-americanas era vacinar 20 milhões de pessoas contra a Covid-19 até o dia 31 de dezembro, o que não aconteceu.

Até sexta-feira (8), mais de 17 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus tinham sido aplicadas em todo o mundo, segundo apontou um levantamento do site Our World in Data.

O número de doses aplicadas pode ser diferente do total de pessoas vacinadas porque alguns países, como os Estados Unidos, já estão aplicando a segunda dose dos imunizantes.

Estados Unidos (5,9 milhões), China (4,5 milhões), Israel (1,7 milhão) e Reino Unido (1,3 milhão) lideram a lista e foram os únicos que aplicaram mais de um milhão de vacinas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas