Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Brasil receberá caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão

Gravadores do voo, que deixou 38 mortos, serão analisados


			
				Brasil receberá caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão
Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024. Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters

As duas caixas-pretas do avião da Azerbaijan Airlines, modelo Embraer E-190, que caiu na última quinta-feira (25), deixando 38 mortos e 29 feridos, devem chegar ao Brasil nesta terça-feira (31).

A informação foi divulgada por fontes da Força Aérea Brasileira (FAB) ao programa "Em Pauta", da GloboNews, na noite da última segunda (30).

Leia também

Os gravadores de voo serão encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília, onde devem começar a ser analisados imediatamente.

O acidente ocorreu próximo a Aktau, às margens do Mar Cáspio, no Cazaquistão. Em resposta ao ocorrido, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas ao mandatário do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelo "trágico incidente".

A análise das caixas-pretas será conduzida por uma equipe internacional composta por especialistas do Brasil, Azerbaijão, Rússia e Cazaquistão.

As conclusões do trabalho realizado em Brasília serão posteriormente enviadas à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, responsável pela apuração final do caso.

De acordo com o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, o estudo das caixas-pretas deve levar aproximadamente duas semanas. A Embraer poderá acompanhar o andamento das investigações em Brasília.

O jato E190 de fabricação da brasileira Embraer havia saído de Baku, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. Vinte e nove pessoas sobreviveram à queda.

Relatos divulgados pela imprensa do Azerbaijão apontam que a aeronave, fabricada pela empresa brasileira Embraer, teria sido atingida por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S. .

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X