Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Bombardeio mata general iraniano em Bagdá, diz TV do Iraque

Qassem Soleimani, um dos homens mais poderosos do Irã, e Abu Mahdi al-Muhandis, comandante de milícia do Iraque, morreram em ataque nesta quinta-feira

Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Iraniana e um dos homens mais poderosos do Irã, morreu em um ataque aéreo nesta quinta-feira (2) em Bagdá, disseram a TV estatal iraquiana, a Reuters e outras agências internacionais de notícias.

O ataque também matou Abu Mahdi al-Muhandis, comandante das Forças de Mobilização Popular do Iraque, milícia apoiada pelo Irã, disseram as agências.

Leia também

Outras seis pessoas morreram no ataque, que aconteceu no Aeroporto Internacional de Bagdá, segundo a agência AFP.

Um porta-voz da milícia iraquiana culpou os EUA e Israel pelas mortes em comunicado à TV iraquiana. Até agora, os governos dos EUA e de Israel não se pronunciaram sobre o assunto.

Tensão no Iraque entre EUA e Irã

As mortes acontecem em meio a uma escalada de tensão no Iraque que ameaça transformar o país em um campo de batalha entre forças apoiadas por Estados Unidos e Irã.

Desde o final de outubro, militares e diplomatas americanos foram alvo de ataques, e na semana passada um funcionário dos EUA morreu em um bombardeio com foguetes.

Washington, que acusa as Forças de Mobilização Popular de estar por trás do ataque à sua embaixada em Bagdá, na terça, havia atacado no domingo posições do grupo na zona de fronteira com a Síria, matando 25 combatentes.

A importância de Qassem Soleimani

Qassem Soleimani era um alto líder das forças armadas do Irã e um herói nacional. Ele era major-general da Força Al Quds da Guarda Revolucionária, que comanda a geopolítica do país.

Em abril de 2019, os Estados Unidos designaram a Guarda Revolucionária do Irã, grupo de elite das forças de segurança do país, como uma organização terrorista. Foi a primeira vez que Washington rotulou formalmente uma unidade militar de outro país como terrorista.

A Guarda Revolucionária Iraniana é uma organização paramilitar formada após a Revolução Islâmica de 1979. Na ocasião, o governo do país passou a ser supervisionado pelo clero. A guarda responde somente ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que ocupa o posto há 30 anos.

Ataque em aeroporto

"Três foguetes atingiram o Aeroporto Internacional de Bagdá próximo ao terminal de carga, e dois explodiram", matando ao menos oito pessoas, revelaram à agência AFP funcionários que pediram para não ser identificados.

As vítimas estavam em um comboio das Forças de Mobilização Popular (Hashd al Shaabi), uma coalizão de paramilitares majoritariamente pró-Irã e atualmente integrada ao Estado iraquiano, segundo os mesmos funcionários.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas