Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Biden ganha reforço de Obama em momento crucial da campanha

Ex-presidente participa de evento em Filadélfia e critica condução da pandemia por Donald Trump: 'Não consegue cuidar de si'.

O ex-presidente Barack Obama pediu votos ao candidato democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, durante comício na Pensilvânia ? um dos estados mais importantes na corrida para os 270 votos no Colégio Eleitoral.

O evento marca o retorno do ex-presidente aos discursos em público para pedir votos a Biden, que foi vice dele entre 2009 e 2017. Em agosto, Obama fez um pronunciamento à distância na Convenção Nacional Democrata, em agosto.

Leia também

Em comício "drive-thru" ? ou seja, com os participantes assistindo ao discurso de dentro de seus carros ?, Obama criticou a condução do combate ao coronavírus pelo presidente Donald Trump, que tenta a reeleição.

"Donald Trump não vai repentinamente proteger a todos nós. Ele não consegue nem dar passos básicos para cuidar de si mesmo", disse Obama.

O democrata também afirmou que Trump não deu nenhuma outra ideia melhor do que o Obamacare, lei que obriga os americanos a ter um seguro de saúde. "Onde está seu grande plano para substituir o Obamacare? Eles nunca tiveram um."

Pedido por comparecimento às urnas

Horas antes, em discurso a lideranças negras, o democrata reforçou o pedido para que os americanos não deixem de votar. Nos EUA, o voto não é obrigatório, e a variação da taxa de comparecimento às urnas pode decidir uma corrida eleitoral.

"A resposta para os jovens, quando eu falo com eles, não é que votar torna tudo perfeito. Votar torna as coisas melhores", disse Obama.

O ex-presidente discursou em Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia. O estado, com 20 votos em jogo no Colégio Eleitoral, deu vitória a Donald Trump por uma pequena margem após anos de domínio democrata. Por isso, o eleitorado local é um dos mais estratégicos da corrida à Casa Branca.

Reta final da campanha

A rara aparição pública de Obama, alvo frequente dos ataques de Trump e ainda uma das principais estrelas do Partido Democrata quatro anos após deixar a Casa Branca, vem em um momento crítico.

Biden e Trump se encontram no segundo debate entre ambos na noite de quinta-feira (22), o que dará ao republicano uma chance de mudar o curso da disputa, que tem o democrata na liderança das pesquisas nacionais.

Nesta noite, Trump discursará em um comício na Carolina do Norte, outro estado importante na corrida pelos votos no Colégio Eleitoral. O republicano venceu por lá em 2016, mas pesquisas recentes indicam que o resultado ainda está em aberto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas