Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Atriz indígena que recusou Oscar em nome de Marlon Brando morre aos 75 anos

Sacheen Littlefeather foi homenageada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas há duas semanas. Na ocasião, a instituição pediu desculpas públicas pelo tratamento que ela recebeu na cerimônia há quase 50 anos.

Sacheen Littlefeather, a ativista e atriz nativa americana que foi vaiada em 1973 ao recusar um Oscar em nome de Marlon Brando, morreu aos 75 anos, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no domingo (2).

No Twitter, a Academia recordou uma frase de Littlefeather: "Quando eu me for, sempre lembrem que cada vez que você defende sua verdade, você manterá minha voz e as vozes de nossas nações e povos".

Leia também

Há duas semanas, a Academia organizou uma cerimônia em seu novo museu de Los Angeles para prestar homenagem a Littlefeather e pedir desculpas públicas pelo tratamento que ela recebeu na cerimônia do Oscar há quase 50 anos.

Littlefeather, que era apache e yaqui, foi vaiada na cerimônia da Academia em 1973, na primeira transmissão ao vivo para todo o mundo, quando explicou que Brando, a quem ela representava, recusava o Oscar de melhor ator por "O Poderoso Chefão" devido ao "tratamento reservado aos nativos americanos pela indústria cinematográfica".

Brando pediu à atriz que rejeitasse o prêmio em seu nome como gesto de protesto.

Durante a homenagem no dia 17 de setembro, a atriz afirmou que naquela ocasião ela subiu no palco "como uma mulher indígena orgulhosa, com dignidade, com coragem, com graça e com humildade".

"Eu sabia que tinha que dizer a verdade. Algumas pessoas podiam aceitar. E outras não", disse.

Ela também afirmou que o astro John Wayne teve que ser contido para não agredi-la fisicamente quando deixava o palco.

Littlefeather, membro do Screen Actors' Guild, o sindicato dos profissionais de cinema, teve dificuldade para encontrar trabalho em Hollywood, já que os diretores de elenco foram pressionados a deixá-la de fora das produções.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas