Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Artista é detida em Paris por posar nua no Museu Bertrand Guay/AFP

Deborah de Robertis reproduziu pose de prostituta em obra de Manet. Artista já havia causado polêmica com nudez no mesmo museu em 2014

A artista luxemburguesa Deborah de Robertis foi presa por exibicionismo em Paris, depois de posar nua no museu d'Orsay em frente a uma tela de Edouard Manet que representa a prostituta Olympia em uma postura parecida - informou seu advogado neste domingo (17).

Deborah escolheu a exposição "Esplendor e Miséria: Imagens da prostituição, 1850-1910" para tirar a roupa e "filmar a reação do público com uma câmera", explicou seu advogado, Tewfik Bouzenoune, alegando que "era uma performance artística".

Leia também

Este não é o primeiro escândalo ligado à Olympia: o quadro da mulher desnuda interpelando diretamente o público com o olhar gerou polêmica quando foi exibido pela primeira vez em 1865. A obra representa uma prostituta, uma mulher real muito distante das idealizadas representações femininas da época.

O nu de Deborah de Robertis parece ter sido excessivamente real para o gosto do museu d'Orsay.

"Havia muita gente na frente do quadro. Os seguranças responderam bem: fecharam a sala e lhe pediram que se vestisse. Como ela se negou, chamaram a Polícia para tirá-la de lá", disse uma porta-voz da instituição, que apresentou acusações contra a artista por exibicionismo.

De Robertis já protagonizou outro incidente, em maio de 2014, nesse mesmo museu, ao expor a vagina diante do quadro de Gustave Courbet "A origem do mundo", que reproduz a imagem de genitais femininos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas