Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Após morte de chefe de estado, Vietnã nomeia nova presidente da república

Danh Thi Ngoc Thinh se tornou a primeira mulher vietnamita a chegar à chefia de Estado

A Assembleia Nacional do Vietnã nomeou Danh Thi Ngoc Thinh presidente provisória da República Socialista, após a morte na sexta-feira (21) em Hanói do anterior chefe de Estado, Tran Dai Quang, segundo um comunicado oficial.

Thinh, até o momento vice-presidente do país, se tornou a primeira mulher vietnamita a chegar à chefia de Estado, embora seja de forma interina, pois se espera que a Assembleia Nacional eleja um novo presidente em sua sessão plenária de outubro ou em, no mais tardar, maio de 2019.

Leia também

A nova governante, de 59 anos, ocupou a vice-presidência desde abril de 2016 depois de ter se destacado como vice-presidente da União das Mulheres Vietnamitas, associação muito influente no Vietnã, e como secretária-geral do Partido Comunista na província de Vinh Long, no sul do país.

Thinh assume seu novo cargo, com funções representativas e pouco poder executivo, enquanto o regime comunista prepara o funeral de Estado de Quang para os dias 26 e 27, declarados de luto nacional.

Na quarta-feira os vietnamitas poderão se despedir de Quang na Casa Funerária Nacional de Hanói antes da cerimônia funerária de quinta-feira, quando será levado para sua província natal, Nin Binh, para ser enterrado.

Quang, de 61 anos, permaneceu ativo até sua morte por causa de uma doença viral contraída há um ano e sobre a qual as autoridades não se revelaram mais detalhes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas