Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Após foguete norte-coreano, EUA enviam submarino nuclear à Coreia

O USS North Carolina (SSN-777) está a caminho da Coreia do Sul. Embarcação pode transportar mísseis Tomahawk e até 48 torpedos

Os Estados Unidos enviaram um submarino de propulsão nuclear à Coreia do Sul, informou nesta quinta-feira (11) uma fonte militar em Seul, em resposta ao lançamento recente de um foguete espacial por parte da Coreia do Norte, uma ação que é considerada pela comunidade internacional um teste de mísseis encoberto.

O USS North Carolina (SSN-777), um submarino Classe Virgínia com mais de oito anos de serviço, "está a caminho da Coreia do Sul", segundo indicou uma fonte das Forças Armadas do país asiático à agência "Yonhap".

Leia também

A embarcação de propulsão nuclear, cuja velocidade de cruzeiro é de 46 km/h, tem capacidade para transportar mísseis Tomahawk e até 48 torpedos submarinos.

Com o envio do USS North Carolina para águas sul-coreanas, os EUA pretendem "reafirmar seu compromisso com a defesa da Coreia do Sul" e "dar uma mensagem de advertência à Coreia do Norte", segundo a fonte, que também afirmou que os EUA estão cogitando mandar dois novos aviões de combate com capacidades furtivas ao país asiático, possivelmente um bombardeiro B-2 e um caça F-22 Raptor.

O envio do submarino é considerado uma resposta para o recente lançamento norte-coreano de um satélite espacial a bordo de um foguete de longo alcance, uma ação fortemente criticada por Seul e Washington, que a consideram um teste encoberto de mísseis que violaria resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Este órgão das Nações Unidas previsivelmente emitirá novas sanções ao regime de Kim Jong-un pelo recente lançamento espacial e por seu quarto teste nuclear, que foi realizado no dia 6 de janeiro.

Após o teste nuclear de janeiro, o exército dos EUA já enviou um bombardeiro B-52 à Coreia do Sul.

Os EUA mantêm 28.500 soldados de forma permanente na Coreia do Sul, país do qual se compromete a defender em caso de conflito com o Norte como herança da Guerra da Coreia (1950-1953).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas