Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Após bombardeios, tropas turcas assumem controle de cidade no nordeste da Síria

Turquia começou a atacar posições curdas no lado sírio da fronteira na quarta-feira (9)

As tropas do governo turco assumiram o controle da cidade de Ras al-Ain, no nordeste da Síria, nesta sábado (12). A fato aconteceu depois de quatro dias de bombardeios e combates contra uma milícia curda.

"Depois de várias operações bem-sucedidas dentro da nossa ofensiva 'Fonte de paz', a cidade de Ras al-Ain, situada ao leste do Eufrates, passou para o nosso controle", declarou o Ministério turco da Defesa em um comunicado.

Leia também

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), pelo menos dez civis morreram nos bombardeios das forças turcas e dos grupos sírios que as apoiam neste sábado. Entre as vítimas, estão quatro civis mortos em um ataque da Força Aérea turca perto da cidade fronteiriça de Ras al-Ain, quando fugiam de carro destes combates.

Na noite de sexta (11), o Pentágono confirmou que militares da Turquia abriram fogo contra soldados dos Estados Unidos em um posto em Kobani, na Síria. Nenhum norte-americano se feriu.

Segundo comunicado, houve uma explosão a menos de 100 metros de um posto localizado do lado de fora da zona de segurança da fronteira entre Síria e Turquia. O Pentágono alega que a Turquia sabe da presença dos militares norte-americanos no local. O governo turco se defendeu, e disse que os EUA não eram o alvo do ataque.

Apesar do anúncio da desmobilização dos militares norte-americanos na região do Curdistão sírio, o Pentágono afirmou que as Forças Armadas dos EUA ainda não saíram de Kobani.

Conflito na região

A Turquia começou a atacar posições curdas no lado sírio da fronteira a partir da quarta-feira (9). O governo do presidente turco Recep Tayyip Erdogan considera terroristas os combatentes curdos - enquanto os EUA financiavam essas milícias porque elas enfrentavam extremistas do Estado Islâmico.

Com a retirada norte-americana, a Turquia viu caminho livre para atacar milícias curdas. Além da morte de civis, críticos alertam que o efeito colateral da retirada será o retorno do Estado Islâmico na região - afinal, os curdos combatiam os extremistas.

Na sexta-feira (11), aviões de guerra e peças de artilharia turcos alvejaram os arredores de Ras al-Ain, uma de duas cidades fronteiriças sírias que são o foco da ofensiva.

Um comboio de 20 veículos blindados transportando rebeldes sírios aliados da Turquia entrou na Síria por Ceylanpinar. Alguns fizeram sinais de vitória, bradando "Allahu akbar" (Deus é grande) e acenando com bandeiras dos rebeldes sírios ao avançarem rumo a Ras al-Ain.

Houve também relatos de explosões de carros bomba em Qamishli, cidade controlada pelos curdos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas