Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Ao menos cinco mortos em atentado no centro de Istambul, na Turquia

36 pessoas ficaram feridas em explosão neste sábado, diz ministro da Saúde. Sete estão em estado grave

Ao menos cinco pessoas, incluindo um homem-bomba, morreram e 36 ficaram feridas em um atentado neste sábado (19) na avenida Istiklal, segundo um comunicado do escritório do governador de Istambul reproduzido pela emissora CNN Turk. As informações são da agência Reuters.

Das 36 pessoas feridas, sete estão em estado grave. O ataque foi cometido por um suicida que detonou explosivos por volta das 9h local em uma região comercial de Istambul, na Turquia, segundo a emissora. O ministro da Saúde Mehmet Muezzinoglu disse que 12 pessoas entre as feridas são estrangeiras. Há três cidadãos israelitas entre os feridos, afirma a agência turca Dogan.

Leia também

"O homem detonou a bomba antes de chegar ao ponto-alvo, porque ficou com medo da polícia", disse à Reuters uma autoridade turca, acrescentando que o objetivo verdadeiro era se explodir em um lugar mais cheio.

Autoridades turcas afirmaram que evidências sugeriram que o homem-bomba por trás do ataque pode ter vindo do Estado Islâmico ou do Partido dos Trabalhadores Curdos.

Segundo o governador Vasip Sahin, o alvo era um prédio oficial localizado nos arredores, "a subprefeitura do bairro de Beyoglu".

A avenida Istiklal foi interditada após o atentado, assim como boa parte da praça Taksim. Um helicóptero da polícia sobrevoava o local, onde estavam posicionados policiais armados.

Segundo a Reuters, autoridades turcas estão investigando o atentado. O governador de Istambul declarou que rumores sobre mais ataques pela capital são falsos.

O francês Jean-Marc Ayrault, ministro das Relações Exteriores, divulgou um comunicado. "Condeno veementemente este ato desprezível e covarde que causou a morte de várias pessoas."

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de alto nível de segurança.

A Turquia se encontra em alerta reforçado desde o ano passado, depois de uma série de atentados sangrentos atribuídos a jihadistas do Estado Islâmico (EI) ou a rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que retomaram os confrontos com as forças de segurança turcas.

Esse é o quarto ataque de homem-bomba na Turquia neste ano. No domingo passado, um atentado com carro-bomba em Ancara, na Turquia, deixou 34 mortos e 125 feridos. O grupo radical curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), próximo aos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), reivindicaram este atentado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas