Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

'Anel de fogo': veja como acompanhar o eclipse solar nesta quinta

Fenômeno poderá ser visto totalmente apenas ao norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia, mas canais de YouTube farão transmissões ao vivo do evento

Nesta quinta-feira (10) ocorrerá um fenômeno raro no céu: um eclipse anular, conhecido popularmente como "anel de fogo". O evento recebeu o apelido pois o sol não é completamente coberto pela lua, e portanto, um contorno de luz solar em formato de anel continua visível.

Assista ao vivo:

Durante um eclipse solar total, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No entanto, em um eclipse anular, o satélite está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do astro-rei aparecerem.

O acontecimento, porém, não poderá ser visto pelos brasileiros. Apenas aqueles que estiverem no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia poderão observá-lo completamente, e aqueles em outras partes ao norte do globo, como o Reino Unido e os Estados Unidos o verão parcialmente.

Para acompanhar o fenômeno, os brasileiros podem acessar canais do YouTube que farão transmissões ao vivo durante o eclipse. A previsão é que ele dure 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília.

Aos que o verão o eclipse presencialmente, é recomendado o uso de óculos especiais para evitar danos causados pelos raios solares na retina.

O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa que acompanha esses fenômenos.