Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Alemanha se recusa a devolver fóssil de dinossauro encontrado no Ceará

Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) afirma que peça foi levado para o país europeu de forma ilegal em 1995

A Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) afirmou que a Alemanha se recusou a devolver o fóssil de um dinossauro encontrado em 1995 na Bacia do Araripe, no sul do Ceará.

Segundo a SBP, a transferência do material para o museu alemão Staatliches Museum für Naturkunde Karlsruhe (SMNK) foi ilegal. As informações são do Diário do Nordeste.

Leia também

Após um pedido formal brasileiro, no entanto, em dezembro de 2020, o museu “se mostrou extremamente solicito a possibilidade de devolução do material ao Brasil de forma voluntária”.

A SBP e a Agência Nacional de Mineração (ANM) intermediavam as condições de repatriação do dinossauro. Durante a negociação, o museu afirmou que farias “reuniões burocráticas” para a vinda do fóssil para o Brasil. No entanto, os encontros foram adiados repetidamente em função da pandemia. Desde então, não houve mais contato sobre o tema.

“Isso, por si só, nos aflige, pois não apenas o exemplar não mais será devolvido de forma voluntária mas também abre-se o precedente para que o restante do material brasileiro depositado de forma ilegal na Alemanha seja interpretado como legal”, informou a SBP.

A entidade informou que está em busca de meios legais para conduzir a repatriação e que negocia para que a revista científica Cretaceous Research continue interpretando o material ilegal e, assim, manter o trabalho suspenso.

O dinossauro viveu há cerca de 110 milhões de anos e tinha o tamanho aproximado de uma galinha. Além de uma crina ao longo do torço e uma espécie de juba, o animal tinha um par de “fitas”, estrutura ainda indefinida que não se assemelha a escamas, penas ou pelos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas