Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Ainda infectado, Trump diz que estará em debate na próxima semana

Presidente se recupera da Covid na Casa Branca e voltou a minimizar a pandemia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump está "extremamente bem" e não apresenta nenhum sintoma da Covid-19, disse nesta terça-feira (6) o médico da Casa Branca. O diagnóstico foi divulgado um dia após Trump deixar o hospital militar onde ficou internado por três dias.

"No geral, ele está indo extremamente bem", disse em um comunicado Sean Conley, comandante da Marinha e médico do presidente.

"Ele [Trump] descansou bem em sua primeira noite em casa e hoje não reportou nenhum sintoma. Sinais vitais e exames físicos se mostraram estáveis e seu nível de oxigenação está com a saturação entre 95% e 97%", relatou Conley.

Post deletado

Ainda com Covid, Trump voltou nesta terça a minimizar os riscos da Covid-19 e foi penalizado em redes sociais por seus comentários sobre a doença.

Ele escreveu: "A temporada de gripe está chegando! Vamos fechar nosso país? Não, aprendemos a conviver com ela, assim como estamos aprendendo a conviver com a Covid, que na maioria das populações é muito menos letal".

A afirmação é incorreta: enquanto o coronavírus matou cerca de 210 mil pessoas nos Estados Unidos apenas este ano, a gripe sazonal causou entre 22 mil e 51 mil mortes anuais no país nos últimos cinco anos.

Seu post foi removido pelo Facebook, mas mantido pelo Twitter, que acrescentou uma mensagem indicando que o presidente estava infringindo as regras sobre "informações enganosas e potencialmente perigosas relacionadas à Covid-19" e adicionou um link com informações confiáveis.

Trump também voltou a afirmar que planeja participar do segundo debate de candidatos à presidência, contra Joe Biden, marcado para o dia 15 de outubro. Isso, porém, irá depender da evolução de seu quadro de saúde e se ele testará negativo para o coronavírus a tempo.

Alta médica

O presidente deixou o Centro Médico Militar Walter Reed, perto de Washington, por volta das 19h40 (horário de Brasília) de segunda-feira (5), após receber alta de seu tratamento para Covid-19. Trump estava internado desde a tarde de sexta-feira (2), data em que divulgou que estava com a doença.

Ele foi liberado, mas continua o tratamento na Casa Branca, onde uma equipe médica está à disposição 24 horas por dia.

Segundo um comunicado do governo norte-americano, a hospitalização foi uma medida de precaução. Ao menos dez pessoas que estiveram perto de Donald Trump foram diagnosticadas com coronavírus em um surto que atingiu a alta cúpula da Casa Branca.

O médico oficial da Presidência disse também nesta terça-feira que o vice Mike Pence teve resultado negativo em mais um teste para a Covid-19. Na quarta-feira (7), ele participa do debate entre candidatos a vice-presidência com a senadora Kamala Harris.

Tags