A Academia Maceioense de Letras (AML) realizou uma cerimônia, nessa quinta-feira (5), para conceder a comenda Monsenhor José Luiz Soares ao vice-presidente do Instituto Arnon de Mello (IAM) e diretor comercial da Gazeta de Alagoas, Fernando James. A homenagem foi dada em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Instituto à cultura alagoana, especialmente nas áreas da ciência, das artes e do engajamento social.
A comenda leva o nome de Monsenhor José Luiz Soares, um destacado intelectual e religioso alagoano, que dedicou mais de 50 anos de sua vida à Igreja Católica. Entre suas diversas funções, ele foi capelão da Casa do Pobre e, por 22 anos, reitor do Seminário de Maceió. Sua trajetória de serviço e devoção à cultura e à educação o tornou um ícone da intelectualidade local, e a comenda em sua homenagem é considerada uma das maiores distinções oferecidas pela AML.
Leia também
O vice-presidente Fernando James destacou a importância do Instituto Arnon de Mello para o desenvolvimento da cultura e da solidariedade em Alagoas.
“Esta comenda foi concedida porque o Instituto Arnon de Mello vem desenvolvendo projetos de cunho social, que é o caso da Corrida Arnon de Mello, que a gente distribui os alimentos, também estimula as pessoas a fazerem doação de sangue, além dos documentários sobre personalidades alagoanas, como o Dr. Milton Hênio, a pianista Selma Brito, o jornalista Márcio Canuto e o mais recente, sobre a própria Academia Alagoana de Letras”, afirmou James.
"Então, o Instituto Arnon de Mello vem desenvolvendo tudo isso para enaltecer a cultura, o esporte, a literatura do estado de Alagoas, o que está se tornando muito forte, despertando a atenção daqueles que militam e que vivem dentro da intelectualidade alagoana, que é o caso das academias", completou.
Fernando também lembrou a relevância do Monsenhor José Luiz Soares para a formação de gerações de alagoanos, ressaltando o legado de dedicação à cultura e à educação que ele deixou.
“O Monsenhor dedicou 50 anos de sua vida à Igreja Católica. 25 anos ele passou na Catedral e 25 anos ele dirigiu o seminário. Então, é um momento muito feliz. Eu sou só agradecimento a todas aquelas pessoas que enxergam na cultura, na arte, algo diferencial que vem a enaltecer e a engrandecer a cultura de Maceió e também do nosso querido estado de Alagoas”, finalizou James.
O presidente da Academia, Jorge Soares, celebrou o sucesso do evento, que ocorreu no auditório do Hotel Acqua INN, na Ponta Verde.
"Na ocasião houve entrega de várias homenagens e a posse de duas sócias honorárias. Um momento muito solene e ao mesmo tempo muito alegre. A cantora Ana Costa, com sua bela voz, encantou a noite. A mestre de cerimônia Patrícia Braga foi de uma classe nota mil que a ocasião merecia. Feliz Natal e um novo ano repleto de grandes realizações e conquistas da onda azul, a nossa Majestosa Academia Maceioense de Letras."