Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Trem Maria Fumaça passeia de surpresa pela cidade e viraliza nas redes sociais

Locomotiva a vapor fará parte de projeto turístico da CBTU

Um trem Maria Fumaça fumegando pela linha férrea da capital surpreendeu os maceioenses na região do Centro e Jaraguá na manhã desse domingo (18). A presença da locomotiva a vapor chamou a atenção de quem passava no local e viralizou com vários registros nas redes sociais. Em seu perfil no Instragram, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Maceió esclarece a surpresa.

A máquina, de 92 anos de idade, será transformada em Trem Turístico. O passeio surpresa fez parte da conclusão da formação de oito colaboradores da gerência operacional que finalizaram um curso sobre segurança na operação de caldeiras, tendo a aula prática sido realizada em teste nas ruas. Segundo a companhia, a certificação alcançada é uma das exigências para operar o maquinário.

Leia também

Para Carlos Jorge, superintendente de Trens Urbanos de Maceió, a finalização da formação desses profissionais representa mais uma etapa concluída em direção ao projeto turístico. “A conclusão desse curso significa mais uma importante etapa concluída para que a população de Alagoas tenha a oportunidade de vivenciar os passeios na Maria Fumaça, aproveitando as belezas naturais, históricas e culturais do nosso Estado. Nossa equipe já está pronta para conduzir a locomotiva”, comemorou.

Kreslerson Gouveia, maquinista há 19 anos, um dos mais antigos e experientes da CBTU, que conhece e viveu parte da história da Maria Fumaça em seus anos originais e que faz parte dos oito funcionários preparados para conduzi-la na nova rota, celebrou a possibilidade. “É uma honra conduzir a Maria Fumaça novamente”, disse ele.

A Maria Fumaça está em fase final de reforma e teste.

Patrimônio Histórico

Segundo a CBTU, o trem histórico foi fabricado em 1929. De origem alemã, é movida a madeira e pertencia aos proprietários de uma Usina em Rio Largo, Alagoas.

Adquirida pela CBTU em 2008, a locomotiva vai integrar uma nova rota turística. As viagens, que, originalmente, eram para transporte de material pesado das usinas, serão realizadas, agora, como forma de apreciar as belas paisagens que margeiam as linhas férreas de Maceió. A equipe destaca, também, os trechos que perpassam a cidade de Rio Largo, que conta com um importante patrimônio arquitetônico de séculos passados. O trem tem capacidade para transportar 52 pessoas sentadas.

O percurso previsto para o trajeto será do bairro Bebedouro até a Estação Utinga, onde se localiza um Instituto de preservação que deverá fazer parte do roteiro. O projeto pretende envolver como parceiros o trade turístico, as prefeituras, as escolas públicas e particulares, ONGs (Organizações Não-Governamentais) e entidades ambientais sediadas pelo caminho.

Passeio foi aula prática para os oito colaboradores que trabalharão na condução da locomotiva
Passeio foi aula prática para os oito colaboradores que trabalharão na condução da locomotiva | Foto: Reprodução / Instagram

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas