Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

TJAL realiza 11° Encontro de Adoção no Maceió Shopping

Novidade do evento é a exposição de fotografias, com 13 famílias que realizaram adoção legal

O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) está promovendo o 11° Encontro Estadual de Adoção, entre a segunda-feira (23) e a quarta (25), das 10h às 22h. O evento pretende esclarecer dúvidas sobre adoção, dialogar com quem adotou, mostrar uma exposição de fotos com 14 famílias formadas a partir da adoção e fazer o pré-cadastro para adoção ou apadrinhamento.

O evento começará na segunda (23), às 10h, sendo aberto para todos os públicos. A Juíza Fátima Pirauá, da 28ª Vara Cível da Capital (Infância e Juventude) explicará o que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comenta sobre o acolhimento institucional e a colocação de uma criança ou adolescente em família substituta.

“Nossa ideia é explicar às pessoas, com simplicidade, o passo a passo de um processo de adoção e até fazer um pré-cadastro de quem quiser adotar ou apadrinhar legalmente uma criança ou um adolescente”, disse a juíza Fátima Pirauá, coordenadora estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do Poder Judiciário de Alagoas.

Rodas de conversa sobre assuntos relacionados à adoção ocorrerão nos três dias de encontro. Haverá famílias que adotaram para, por exemplo, dialogar com quem for ao encontro, falando sobre suas experiências de antes e depois do processo de adoção.

Artigos Relacionados

Exposição fotográfica

A novidade este ano é a exposição fotográfica com 13 famílias que concluíram adoção legal de crianças e adolescentes, tanto em Maceió quanto no interior do estado. A seleção e produção das imagens foi pela equipe da Diretoria de Comunicação (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Participantes da exposição adotaram crianças acima de 7 anos, no projeto Adoções Possíveis, compartilhando nas redes sociais os vídeos da Dicom. Os interessados, assim, dialogam com a unidade judiciária, conhecem crianças, o que, possivelmente, pode evoluir para adoção.

Transmissão ao vivo

Os servidores da 28ª Vara da Infância e da Juventude estarão de plantão nos três dias do encontro para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o processo de adoção e/ou apadrinhamento, promovido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Ceij), ligada à Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Na quarta-feira (25), Dia Nacional da Adoção, haverá transmissão ao vivo de palestras presenciais sobre adoção legal, apadrinhamento, perfil de crianças em acolhimento, busca ativa e grupos de apoio à adoção.

Programação adotar é amar
Programação adotar é amar | Foto: reprodução

Veja a programação:

  • Dia 23.05 (segunda-feira)

Abertura: 10h - Juíza Fátima Pirauá juíza / 28ª VIJ e coordenadora da CEIJ

Desembargador Klever Loureiro - Presidente do TJAL

Rodas de conversa

10h - Do acolhimento Institucional à colocação em família substituta (o que preconiza o ECA) (Dra. Fátima Pirauá - Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude e Juíza de direito da 28ª Vara Infância e Juventude)

10h40 - A genitora pode encaminhar seu/sua filho/a para adoção? (Juíza Soraya Maranhão)

11h - Bate-papo com quem já adotou (Maikel e Carla)

12h- Adoção e questões étnico-raciais (Amaro Silva - psicólogo, ex-coordenador da Instituição de Acolhimento Acolher)

13h - Como funciona o grupo de apoio à adoção? Representantes do GAAAL;

14h - Toda criança em abrigo vai ser adotada? (Larisse Coimbra, psicóloga do Lar de Amparo à Criança para Adoção - LACA);

15h - Caminhos da Adoção: da habilitação até a chegada da criança (Jussara Pacheco, Coordenadora da Equipe Técnica da 28ª Vara Infância e Juventude);

17h - A importância do cuidado à saúde mental materna. (Regina Japiá psicóloga e mãe por adoção);

19h - Quero adotar uma criança ou adolescente. O que fazer? (Dra. Ariadne Dantas - Promotora de Justiça de Porto Real do Colégio)

  • Dia 24.05 (terça-feira)

Rodas de conversa

10h - Infância e Juventude - O que leva uma família a perder o Poder Familiar? (Dra. Jheise Gama - Promotora de Justiça da 28ª Vara Infância e Juventude)

11h - Preconceitos em relação a origem biológica (Camila Loiola - psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude)

13h - Conheço alguém que quer dar o filho, posso adotar? (Myrna Oliveira - psicóloga 28ª Vara Infância e Juventude)

14h - Posso visitar crianças que estão em uma instituição de acolhimento (abrigo)? (Rafaela Monteiro - Assistente Social da Instituição de Acolhimento Rubens Colaço)

15h - Como funciona o grupo de apoio à adoção? Representantes do GAAAL

16h - SNA - O que é a fila da adoção? (Hamilton Azevedo - Secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

17h - Estou habilitado/a, o que fazer enquanto espero meu/minha filho/a? (Denise Barros psicóloga do Lar Batista Marcolina Magalhães)

18h - Reunião do Grupo de apoio à adoção de Alagoas - GAAAL

20h - Trâmites do processo de adoção (Mariana Navarro - advogada e mãe por adoção)

  • Dia 25.05 (quarta-feira)

Rodas de conversa

10h - Quero adotar uma criança ou adolescente. O que fazer? (Gleissyan Sampaio - assistente social 28ª 28ª Vara Infância e Juventude)

11h - Caminhos da Adoção: da habilitação até a chegada da criança (Priscilla Azevedo, assistente social da 28ª Vara Infância e Juventude);

14h - Projeto de Apadrinhamento (Fátima Malta, psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude);

15h - Importância da rede de apoio na adoção (Elisângela Ferreira - assistente social da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

16h - Conheço alguém que quer dar o filho, posso adotar? (Milena Ferro - assistente social da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

17h - SNA - O que é a fila da adoção? (Hamilton Azevedo - Secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude)

19h - LIVE: Parentalidade Adotiva: caminhos possíveis

Subtemas:

1. Adoção Segura e para sempre: abordar riscos de uma adoção irregular (intuitu personae e “à brasileira”); Fátima Pirauá - Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude e Juíza de direito da 28ª Vara Infância e Juventude

2. A quem atende o instituto da adoção? Expectativas e realidade Jussara Pacheco - Coordenadora da Equipe Técnica da 28ª Vara Infância e Juventude

3. Adoções Necessárias: aproximando postulantes/pretendentes à adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional (Busca Ativa e Projeto Padrinho): Fátima Malta - Psicóloga da 28ª Vara Infância e Juventude

4. Famílias reconfiguradas no contexto da adoção – a construção dos vínculos. Romina Duque Porto – mãe de João Gustavo (8 anos) e Ticiana Leal Leite Buarque – mãe de João Lucas (7 anos) e Davi (2 meses)

Após a live, o evento terá representantes do GAAAL falando como funciona o grupo de apoio à adoção, além da Dra. Jheise Gama - Promotora de Justiça da 28ª Vara Cível da Capital - Infância e Juventude, que irá esclarecer dúvidas acerca do processo de adoção.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas