Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Teto do Museu Pierre Chalita desabou por falta de manutenção, diz Defesa Civil

De acordo com o coordenador do órgão, parte da madeira do teto estava estragada

A presidente da Fundação Pierre Chalita, Solange Chalita, se manifestou em nota sobre o desabamento do telhado do Museu de Arte Sacra Pierre Chalita (MASPC). O teto desabou no último sábado (28). Segundo a Defesa Civil Estadual, o telhado desabou devido à falta de manutenção em parte dele. Solange, contudo, afirmou que a causa é desconhecida.

Segundo a Fundação, trabalhos já foram iniciados com o objetivo de recolher o entulho e os artefatos que estavam no local. Foi descartado o risco de um novo desabamento, e os danos materiais foram classificados como "secundários".

O material danificado deve passar por restauração, e o acervo museológico deve ser transferido, em sua maioria, para o Armazém Pierre Chalita, no bairro do Jaraguá. A Fundação solicitou na nota o apoio de instâncias públicas e da iniciativa privada na transferência.

Foi estimado que 50% do telhado do palacete desabou. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Moisés Melo, afirmou em entrevista àTV Gazeta, o desabamento deve ter ocorrido devido à falta de manutenção em um trecho do telhado, já que o que permaneceu intacto tinha passado por reforma recentemente.

O madeiramento que compõe a parte do telhado que caiu estava com sinais de estrago, segundo a Defesa Civil. A Fundação não comentou se contratará perícia própria do local.

Procurada, a presidente da Fundação Pierre Chalita, Solange Chalita, não foi localizada pelaGazetaweb.

Tags