Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Sistema de aviso orienta população sobre chuva em Maceió

Sala de Alerta da Semarh alertou sobre a possibilidades de chuvas a partir da noite deste sábado (14)

Com a previsão de chuvas moderadas a forte a partir deste sábado (14) na região metropolitana, a Defesa Civil de Maceió está emitindo, por meio do sistema de alerta via SMS, mensagens informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos.

A medida, que usa o sistema de alerta nacional de Defesa Civil, permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.

Leia também

"Recebemos o aviso meteorológico da Sala de Alerta da Semarh que prevê chuvas moderadas a fortes a partir da noite deste sábado. A intenção é alertar a população para a chuva que está por vir e orientar como proceder. Estaremos enviando mensagens periódicas para que a população, principalmente que se encontra em uma das 76 áreas de risco de Maceió, saiba como proceder em caso de risco", destacou a coordenadora do Centro de Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec), Joanna Borba.

Na mensagem enviada no final da manhã deste sábado (14), as pessoas cadastradas no sistema de alerta via SMS receberam informações sobre a previsão de chuva: Defesa Civil - Alerta de Chuvas Intensas para Maceió/AL. Previsão de chuva moderada a forte a partir da noite de hoje. Em caso de emergência, Bombeiros 193.

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber alertas no mesmo aparelho. Sair do sistema é bem simples: basta mandar uma mensagem com o CEP para o mesmo número do cadastro (40199).

A Defesa Civil de Maceió está trabalhando em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, e atenderá os chamados em caso de ocorrência.

A orientação para a população que se encontra em uma das 76 áreas de risco em Maceió é que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro - a exemplo de casa de parentes - e acione o órgão municipal para avaliação da área. O acionamento no final de semana deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193.

Aviso Meteorológico

A Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu aviso meteorológico alertando que as condições atmosféricas sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa do estado de Alagoas, estarão favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte com pancadas intensas, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral alagoano (atenção especial à região Metropolitana), Zona da Mata e Baixo São Francisco, a partir da noite deste sábado (14), com essas condições permanecendo favoráveis, pelo menos até a terça-feira (17). Nas outras regiões ambientais, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, intercaladas com períodos de tempo seco.

O aviso destaca ainda que essas chuvas previstas, em um primeiro momento, não deverão trazer risco de transbordamento nos principais rios do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

Ascom Defesa Civil com Agência Brasil

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas