Senai reinicia cursos voltados à população jovem e adulta carente

Nesta nova etapa, 100 pessoas fazem cursos profissionalizantes na Unidade Poço

Com quatro novas turmas, foram iniciadas, na manhã desta segunda-feira (14) as aulas dos cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) para jovens e adultos selecionados em programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió.

Nesta nova etapa, serão formados 100 alunos, nos cursos de Assistente Administrativo, Gesseiro, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

As novas turmas foram iniciadas numa solenidade festiva com a presença de representantes do Senai e órgãos públicos.

Os cursos ofertados a pessoas em situação de vulnerabilidade social é resultado de parceria entre o Senai e a Semas. O convênio foi formalizado em outubro de 2019, já tendo capacitado 350 pessoas, o equivalente a 45% de seu valor global. No mês de julho, começam a ser qualificadas mais 100 pessoas nos cursos de Padeiro, Confeiteiro, Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica e Costureiro.

“É mais uma contribuição da Indústria à qualificação da mão de obra, e uma oportunidade de pessoas se inserirem no mercado de trabalho já capacitadas”, disse o presidente da Fiea, José Carlos Lyra. Ele destacou as vantagens do curso do Senai, que garante aulas práticas, equipamento de proteção individual e certificação nacionalmente reconhecida. Os alunos são beneficiados ainda com transporte e alimentação.

Com a formação dessas novas turmas, o convênio Senai/Semas chega a 70% de seu valor global. São beneficiadas pessoas cadastradas nos programas Bolsa Família, CadÚnico e aquelas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).