Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Prefeitura de Maceió libera visitas aos cemitérios e uso do Cartão Bem Legal

Atividades educacionais nas escolas da Rede Municipal e de instituições privadas seguem paralisadas

A Prefeitura de Maceió liberou a visita aos túmulos nos cemitérios da capital alagoana e o uso do Cartão Bem Legal. No entanto, as atividades educacionais nas escolas da Rede Municipal e de instituições privadas seguem paralisadas até o início da Fase Verde. As alterações nas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus foram publicadas nesta sexta-feira (28), em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (DOM).

Até o dia 11 de setembro, as visitas aos túmulos de cemitérios ficam autorizadas. Em casos de óbitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o velório e enterro devem ter duração máxima de uma hora e com o caixão fechado. Também segue limitado a 10 pessoas por velório e enterro, bem como a proibição do procedimento de tanatopraxia. Em casos de óbitos não decorrentes de Covid-19, os velórios e enterros poderão ocorrer sem restrições.

Leia também

Para garantir as medidas de segurança, distanciamento social e higienização, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras sobre o nariz e a boca, em todo território municipal. Elas devem ser utilizadas tanto em locais públicos como de uso coletivo, ainda que privados. Os estabelecimentos estão autorizados a impedir a entrada e permanência de pessoas que não estiverem utilizando o equipamento de proteção sobre o nariz e a boca.

Como relação aos transportes públicos, o uso do Cartão Bem Legal Sênior está liberado. Mas, até o dia 11 de setembro, fica mantida a proibição nos transportes públicos municipais do uso do Cartão Bem Legal Escolar, assim como o benefício do Programa Domingo é Meia.

Enquanto vigorar o Decreto, a capacidade de passageiros nos transportes públicos urbanos é a denominada "Bancada" (passageiros sentados em sua totalidade da capacidade do veículo), acrescentada da totalidade de passageiros em pé, sem restrições, com a permanência das janelas abertas, sem utilização de ar condicionado, uso de máscaras pelos passageiros, motoristas e cobradores, e a proibição de redução de frota para atender a demanda da população.

Estão mantidas as medidas de segurança, distanciamento social e higienização em locais públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras, publicadas nos decretos municipais, além dos protocolos específicos.

As determinações, como as demais medidas definidas no decreto e suas respectivas regulamentações, visam a proteção da coletividade. Quando implementadas, deverão garantir o pleno respeito à integridade e à dignidade das pessoas, famílias e comunidade.

Eventos

Permanecem suspensos até o dia 11 de setembro todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais, devendo tais encontros ser remarcados. Segue autorizado o uso de espaços abertos, públicos ou privados para a realização de eventos em formato drive-in, desde que cumpridas as medidas de segurança e higienização.

Esporte e Lazer

Segue autorizada a prática esportiva de forma individualizada - no calçadão da orla e praças com uso obrigatório de máscara, distanciamento social mínimo de 10m no mesmo fluxo e 2m no fluxo contrário, sem contato social antes, durante ou depois da prática de atividades físicas e esportivas e sem aglomeração de pessoas. O banho de mar, o uso da praia na faixa arenosa de forma individualizada, passeio com animais domésticos ou de estimação, a utilização de parques infantis e mobiliários urbanos esportivos situados na orla e nas praças e os treinos funcionais ao ar livre, desde que sem contato físico, permanecem autorizados.

Continua proibida a prática de esportes coletivos com contato físico direto, nas orlas, praças, parques, quadras, escolas de esportes e ginásios públicos e privados.

Orla

O comércio ambulante, bares, restaurantes, barracas, quiosques, mixes e food trucks, feiras e mercados de artesanato, passeios turísticos, balanças de pescado e bancas de revistas situadas nas orlas e praças permanecem autorizados a funcionar na orla municipal, seguindo as exigências previstas no Protocolo Experimente Maceió. O estacionamento de veículos nos espaços públicos da orla, em vagas intercaladas.

Fiscalização

Segue a atuação conjunta da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Procon e Guarda Municipal para fiscalizar o cumprimento dos decretos estadual e municipal. Em caso de descumprimento das recomendações, qualquer cidadão pode denunciar por meio do Disque Denúncia da Vigilância Sanitária Municipal,pelo telefone 3312-5496, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), no 3312-5277, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. As denúncias sobre aglomerações devem ser feitas pelo 181 ou 190.

*Com informações da Prefeitura de Maceió

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas