Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Operação conjunta tenta coibir irregularidades e infrações náuticas na orla

Operação Verão foi iniciada na semana passada e acontece com suporte de órgãos municipais e estaduais

Uma operação conjunta, na manhã deste domingo (27), liderada pela Capitania dos Portos de Alagoas, tem como objetivos fiscalizar embarcações e, consequentemente, coibir e multar aquelas em que há algum tipo de irregularidade. A Operação Verão foi iniciada na semana passada e conta com suporte de órgãos de turismo e meio ambiente, ligados à Prefeitura de Maceió e ao governo do Estado.

De acordo com o capitão dos Portos de Alagoas, Antonio Braz, a operação deste domingo vai inspecionar embarcações de todos os tipos no trecho que inicia a praia de Pajuçara até o antigo Alagoas Iate Clube (o Alagoinhas). As equipes da Marinha e das secretarias envolvidas vão se espalhar pela orla para verificar a documentação dos condutores e a situação de cada embarcação.

Leia também

Aquelas que estiverem com alguma pendência ou irregularidade vão ficar retidas, temporariamente, na unidade do Corpo de Bombeiros no bairro de Pajuçara, em Maceió, e, depois, serão levadas para o pátio da Capitania dos Portos, no bairro de Jaraguá. De lá, somente serão retiradas depois da regularização efetivada.

Ainda de acordo com o capitão, as equipes de inspeções navais estarão orientando e fiscalizando com mais rigor as embarcações neste período em que a operação estiver em evidência. No entanto, há intenção de manter o alerta o ano inteiro. "Durante estes dias, os itens de segurança serão cobrados pela equipe da Capitania. A fiscalização não para e acontece o ano inteiro", explica. Também é propósito da operação garantir a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica.

Segurança

A fiscalização será intensificada, sobretudo, nas embarcações de recreio, passageiros e turismo náutico, como motos aquáticas e dos seus usuários, condutores ou proprietários. As medidas cumprem a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lesta), em especial na observância dos aspectos de segurança, como a utilização do material de salvatagem (boias e coletes salva-vidas) e da regularização da documentação das embarcações e dos seus condutores.

Segundo a Capitania dos Portos, em Alagoas existem 3.706 embarcações de esporte/recreio inscritas e 5.890 embarcações de pesca, das quais 4.420 foram inspecionadas no decorrer deste ano. Antônio Souza destaca que esses veículos aquáticos precisam obedecer uma distância mínima de 200 metros da área de banho para evitar acidentes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas