Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

OAB-AL e Apromal solicitam concurso público para procurador municipal

Ofícios foram encaminhados aos municípios nesta quarta-feira (1).

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) e a Associação dos Procuradores de Municípios do Estado de Alagoas (Apromal) enviaram ofícios aos municípios de Marechal Deodoro e Campo Alegre, solicitando a realização de concurso público para o cargo de procurador municipal. Os ofícios foram encaminhados nessa quarta-feira (1).

O município de Campo Alegre, conforme solicitado, lançou recentemente o edital para o preenchimento de diversos cargos, sem a inclusão de vagas para procurador municipal. Já Marechal Deodoro divulgou a contratação de instituição para a realização do concurso para o funcionalismo municipal.

Leia também

Para o município de Campo Alegre, o documento solicita a oferta de vagas no concurso vigente e que, em último caso, seja lançado um novo certame para o preenchimento das vagas. Já para Marechal, as instituições solicitam que o edital a ser publicado oferte vagas para o preenchimento do cargo. Nos dois casos, a Ordem solicita também que um membro indicado pela Seccional acompanhe o certame.

O presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., destaca que a solicitação considera a necessidade do serviço público e os ditames constitucionais que conferem aos procuradores a exclusividade da atuação regular da advocacia pública. “Tanto a Ordem quanto a Apromal têm o papel de defender o interesse público e as prerrogativas da advocacia, o que inclui a advocacia pública, essencial para o funcionamento e transparência de qualquer gestão pública. Constando as vagas para preenchimento, é necessária e de extrema importância a instituição de concurso público com previsão de cadastro de reserva”, disse o presidente.

O presidente da Apromal, Victor Silva, ressalta que a realização de concurso no momento nesses municípios é imprescindível. “A realização de concurso público reflete um princípio constitucional basilar da forma republicana e a Advocacia Pública é instituição essencial ao funcionamento da justiça e à boa administração da coisa pública. Em razão disso, e considerando que os municípios de Marechal Deodoro e Campo Alegre estão há um tempo considerável com déficit de Procuradores em seus quadros, a realização de concurso é imprescindível nesse momento”, afirmou.

*Com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas