Um novo sistema de drenagem está sendo implantado na região da Encosta no bairro do Mutange, em Maceió. A ação complementa o projeto de estabilização do solo no local, que inclui terraplenagem, construção de escadas drenantes e plantio de cobertura vegetal. O intuito é garantir que a água da chuva siga o fluxo natural de escoamento para a Lagoa Mundaú, sem sobrecarregar o solo naturalmente instável da encosta.
As medidas foram implementadas para auxiliar na estabilização do solo nas áreas desocupadas, assim como consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Leia também
MODERNIZAÇÃO
As definições técnicas do projeto de drenagem foram baseadas em dados coletados durante dois anos na estação meteorológica instalada na região, somados a informações históricas. As referências permitiram desenvolver uma solução customizada, que considera as condições específicas do solo e o volume de chuvas, definindo as dimensões, materiais e tipo de tubulação mais adequados.
O novo sistema contará com dois tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com quase um metro de diâmetro cada, instalados paralelamente. Esses tubos se estenderão da região mais alta do Pinheiro até a base da Encosta, no Mutange, onde vão se conectar a uma caixa dissipadora de energia, equipamento responsável por reduzir a velocidade da chegada da água à lagoa.
O uso do PEAD oferece maior resistência e flexibilidade, tornando a rede mais segura e durável em comparação com as tubulações tradicionais, feitas de concreto. A solução também reduz os riscos de rompimento da rede e foi projetada para suportar maiores volumes de água.
A INSTALAÇÃO
A instalação dos tubos ocorrerá pelo método de perfuração direcional, mais rápido e seguro se comparado às tradicionais escavações para instalação de tubos de concreto. A perfuração atingirá profundidades de até 27 metros em alguns trechos. O método oferece mais segurança aos trabalhadores envolvidos e preserva a integridade do solo.
Serão instalados 400 metros de tubos com 90 cm de diâmetro na parte alta e aproximadamente 700 metros com diâmetro de 70 cm na Encosta do Mutange. Um sistema adicional, com tubos de 1,4 metro de diâmetro e cerca de 100 metros de extensão conectará essa rede à Lagoa Mundaú.
A previsão é que a instalação da nova rede aconteça no prazo de seis meses, metade do tempo que seria necessário se fossem utilizados os métodos tradicionais para estruturas feitas de concreto. A previsão é de que a conclusão dos trabalhos aconteça no 1º trimestre de 2025.
Desde 2019, a empresa desenvolve um conjunto de ações e programas, fundamentados em acordos firmados com as autoridades, para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo.
As obras de drenagem no bairro do Pinheiro integram o compromisso 3 que prevê as ações para estabilização e monitoramento contínuo do solo nas áreas afetadas. Saiba mais clique aqui.