Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

'Ninguém quer acabar com Vera Arruda', diz SMTT sobre abertura de vias

Proposta é de que os veículos circulem apenas em dias úteis, das 7h às 19h, voltando as vias a ficarem fechadas aos fins de semana e feriados, conforme explicou

Em coletiva para detalhar o projeto de abertura de ruas no Vera Arruda, nesta quinta-feira (23), o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, defendeu que a proposta - que está em processo de consulta pública - irá aliviar o trânsito na região.

Segundo Costa, a intervenção na localidade será de menos de 1%, além de que a proposta é de que os veículos circulem apenas em dias úteis, das 7h às 19h, voltando as vias a ficarem fechadas aos fins de semana e feriados, conforme explicou. A intervenção no Vera Arruda seria em quatro ruas, das 13 que fazem parte do corredor.

Ainda segundo Costa, o órgão trabalha com um conjunto de soluções para ajudar na fluidez do trânsito, principalmente na parte baixa, para, assim, reduzir tempo de viagem de milhares de pessoas que precisam do transporte coletivo. Ele destacou que 'ninguém quer acabar com o Vera Arruda', e, sim, melhorar o tráfego do transporte na capital.

“A prefeitura já investiu em mobilidade e vem investindo no transporte coletivo. Não adianta só fazer espaços caminháveis, se o transporte não chega nesses locais. Quem usa o Vera Arruda, usa para caminhar com os pets, passeios, mas, também, para o trabalho", falou.

Artigos Relacionados

“As pessoas que hoje utilizam o Vera Arruda vão continuar utilizando da mesma forma. Mais de 90% das pessoas que utilizam local, utilizam no horário noturno, e, nesse horário, vão encontrar o Vera Arruda fechado para o fluxo de veículos, conforme é a nossa proposta”.

Para isso, a SMTT vai contar com dispositivos que vão fiscalizar a travessia dos veículos no período proibido. "Vamos utilizar semáforos e dispositivos da Europa, como câmeras que transformam imagens em textos, o que deve nos ajudar a fiscalizar os carros que trafegarem em horários não permitidos", disse.

Na ocasião, o diretor de Transportes da SMTT, Glauco Oliveira, contou que as novas vias do Vera Arruda podem reduzir pela metade o tempo de viagens de ônibus. "O fluxo de veículos vai possibilitar uma redução de 52% a 54% no tempo de viagem em importantes linhas de ônibus", destacou.

A redução no tempo de viagem pode ser de 14 minutos, podendo os coletivos ofertar três viagens a mais por dia. "As ações do momento são priorizar e oferecer o melhor tempo para o transporte público. "Quem é contra o projeto está indo contra a população que mais precisa utilizar o transporte público", acrescentou.

O superintendente da SMTT reforçou que a abertura do Corredor Vera Arruda ainda é discutida com moradores da região e com especialistas, por isso, não é dada como certa no momento. O órgão, inclusive, está se aperfeiçoando no projeto, para depois encerrar a consulta pública e colocar em prática a obra, que também é discutida com equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A ideia é de que apenas carros de passeios trafeguem nas novas vias.

"Nos últimos dez anos, a quantidade de veículos em Maceió aumentou 58%. A gente acredita que vai continuar aumentando. E se a gente não fizer isso, como vai estar em cinco anos? Pois os veículos não vão parar de crescer”, ponderou. "Vamos esperar o resultado da consulta pública e a finalização dos estudos sobre a abertura das novas vias para ter uma certeza", finalizou Costa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas