Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Natal dos Folguedos é selecionado para etapa nacional de prêmio

Evento resgata a tradição dos folguedos populares no Estado

O Natal dos Folguedos, evento desenvolvido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), desde 2017, foi um dos projetos alagoanos, o único de iniciativa pública, a ser contemplado no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esta premiação, na ativa desde 1987, reconhece ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro no território nacional.

A iniciativa do Natal dos Folguedos, embora recente, já é uma festividade tradicional. Durante todo o mês de dezembro, a orla marítima da capital alagoana ganha as cores dos folguedos populares do Estado, começando sempre com um cortejo, que reúne milhares de brincantes em seus trajes tradicionais.

Leia também

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade seleciona, com base na originalidade, manifestações culturais brasileiras que merecem registro, divulgação e reconhecimento público. Anualmente, a premiação é oferecida a empresas, instituições de pessoas de todo o Brasil, de maneira a dar destaque para a diversidade e a riqueza do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do País.

Nomeado em homenagem ao fundador do IPHAN, nascido em Belo Horizonte, em 1898, o prêmio, de seleção criteriosa, conta com inúmeros pareceristas, com membros na comunidade, nas organizações da sociedade civil e nas empresas. Rodrigo Melo Franco de Andrade presidiu o IPHAN, à época, Serviço de Patrimônio Histórico e Artística Nacional (SPHAN), por 30 anos, a partir de 1937.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas