Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Mulher morre após parto e família acusa maternidade de negligência médica

Mayara Sthefanny foi submetida a parto natural, mesmo com indicação médica para cesariana; bebê se encontra na UTI Neonatal do Veredas

A auxiliar de cozinha Mayara Sthefanny da Costa Nascimento, de 25 anos, morreu, na última quinta-feira (21), logo após o parto e a família dela acusa a equipe médica da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Maceió, de negligência. O bebê nasceu, mas está internado na UTI Neonatal do Hospital Veredas, por ter ingerido mecônio (as fezes do recém-nascido). O estado de saúde dele é considerado grave.

Mayara estava na terceira gestação, queria fazer a laqueadura e não tinha histórico de complicações. Desta vez, ela sofreu hemorragia provocada pelo rompimento do útero, teve uma parada cardiorrespiratória, precisou ser intubada e entrou em óbito por falência múltipla dos órgãos. Quando perdeu a vida, já tinha sido transferida para a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), especializada no trato de gestantes de alto risco.

Leia também

O marido dela, o mecânico José Wellison dos Santos Marques, de 25 anos, procurou o 2º Distrito Policial (DP), na semana passada, para registrar um Boletim de Ocorrência. Ele pede à polícia que investigue as circunstâncias do caso, já que a mulher tinha indicativo de cesariana, mas acabou sendo submetida a um parto natural.

A indicação médica foi dada durante uma consulta realizada em 18 de outubro. Os exames de imagem revelaram que o bebê estava em sofrimento, com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Por este motivo, deveria nascer imediatamente. Mayara e o esposo procuraram a Maternidade Nossa Senhora de Fátima no mesmo dia. Lá, a equipe informou que ela estava com dois centímetros de dilatação e o parto, provavelmente, aconteceria dois dias depois.

"Fomos orientados a voltar pra casa, mas a minha esposa apresentou sangramento e retornamos à maternidade na noite daquele dia. Não fizeram o exame de toque e disseram pra gente que o sangramento era normal. Mesmo assim, decidimos ir à Maternidade Nossa Senhora da Guia. Lá, foi feito o exame e constatado que a dilatação era a mesma. Deveríamos voltar para casa, já que o bebê estava saudável”, relatou José Wellison.

Ele acrescenta que a bolsa rompeu no dia 20 de outubro e seguiram, novamente, para a Nossa Senhora de Fátima. Desta vez, a internação foi providenciada e iniciados os procedimentos para o parto natural.

Tia de Mayara, a garçonete Simone Maria dos Santos disse à Gazetaweb que a sobrinha reclamava de fortes dores. “Ela sofreu muito. A equipe estava claramente forçando a minha sobrinha a ter um parto normal. À noite, ela foi levada ao centro cirúrgico às pressas e me chamaram para dizer que o nascimento estava próximo. Quando me aproximei, vi que o bebê não chorou e isso me deixou extremamente preocupada”, relatou.

Segundo ela, a auxiliar de cozinha foi levada para a UTI, algumas horas após o parto, com quadro grave de hemorragia intrauterina. Momentos depois, teve uma parada cardiorrespiratória e precisou de ventilação mecânica. Na manhã do dia 21, por volta de 11h, ela faleceu.

“Estamos reunindo toda a documentação e vamos denunciar a Maternidade Nossa Senhora de Fátima, por negligência. A minha sobrinha tinha indicação de parto cesárea, porque o bebê estava em sofrimento. Mesmo assim, insistiram no parto normal”, afirmou Simone.

Em nota, a maternidade informou que uma equipe técnica está averiguando detalhes dos fatos narrados. De antemão, garante que, neste caso específico, todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) para a assistência materno-infantil foram seguidos.

Boletim de Ocorrência
Boletim de Ocorrência | Foto: Cortesia à Gazetaweb
Boletim de Ocorrência
Boletim de Ocorrência | Foto: Cortesia à Gazetaweb
Boletim de Ocorrência
Boletim de Ocorrência | Foto: Cortesia à Gazetaweb

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas