Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Moradores protestam contra obras de estação de esgoto em praça de Guaxuma

População alega que construção vai destruir o único espaço verde dos loteamentos da região

Moradores dos Loteamentos Gurgury e Guaxuma, em Maceió, protestaram, nesta sexta-feira (21), contra o avanço das obras de uma estação elevatória de esgoto que, segundo os populares, pretende destruir a única praça do local. Conforme a associação de moradores, a construção está a 15 metros das residências e causa transtorno. Eles reclamam que não foram consultados pela Prefeitura de Maceió e pedem que as obras, que iniciaram há três semanas, sejam paralisadas.

"A praça foi construída e é mantida pelos moradores. E a prefeitura, acredito que, no sentido de baratear a obra, resolveu jogar uma estação de todos os esgotos de Guaxuma, dos prédios da orla, dos conjuntos da parte alta na única praça pública que temos. O projeto original, que a prefeitura não quer mostrar, previa 12 estações e eles diminuíram para 9. Em Guaxuma, seriam duas. Os loteamentos não têm esgoto a céu aberto. O problema de esgoto está resolvido, mas, mesmo assim, a população não é contra o saneamento, mas critica a prefeitura porque fez isso clandestinamente. Os moradores não foram consultados, não existe informação sobre o licenciamento, ninguém ficou sabendo da chamada pública. Eles querem construir uma estação a menos de 15 metros de uma série de residências", afirmou o morador Anivaldo Miranda àGazetaweb.

Leia também

Imagem ilustrativa da imagem Moradores protestam contra obras de estação de esgoto em praça de Guaxuma
| Foto: FOTO: Fernando Chicuta/98 FM Gazeta

De acordo com ele, além da destruição da praça, os moradores terão que conviver com o mau cheiro vindo da estação e das máquinas que devem trabalhar durante todo o período da obra. Eles temem também, que não seja feita a manutenção correta ao longo dos anos.

"A gente sabe que esses equipamentos exalam cheiro, precisa ter a retirada dos sólidos duas vezes por mês. Essa estação tem que ser feita longe das residências. E, ainda, tem a manutenção, que a gente não sabe se será feita de maneira correta, assim como nas praças Treze de Maio e Lions. Nós já sofremos com o mau cheiro do aterro sanitário e, agora, vamos passar por isso", reforçou Miranda.

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) disse que, no dia 12 de agosto de 2020, foi feita uma reunião com os moradores, onde foi apresentado o projeto e explicado o funcionamento do equipamento e os critérios de escolha do local. Afirmou, também, que o equipamento foi projetado e dimensionado de acordo com os parâmetros das normas brasileiras e não trará transtornos à comunidade local, tendo funcionamento automatizado.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que está beneficiando com os serviços de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação quatro regiões de Maceió. Para implantação do esgotamento sanitário nos bairros do Litoral Norte foram necessárias a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (obra em execução no bairro da Saúde) e a instalação de Estações Elevatórias em vários bairros da região para o bombeamento do esgoto coletado até a estação de tratamento.  
Implantar essas estações elevatórias exige observância a critérios técnicos, como levantamento topográfico detalhado e identificação de áreas destinadas a equipamentos urbanos, não sendo recomendadas, prioritariamente, áreas verdes ou de preservação ambiental, exceto quando inexistirem áreas destinadas à implantação de equipamentos.  A área escolhida para construção da estação elevatória dos loteamentos Guaxuma e Gurgury foi a única disponível para a localidade que está fora de área verde e que atende aos critérios técnicos exigidos.
 A Seminfra esclarece, ainda, que o equipamento foi projetado e dimensionado de acordo com os parâmetros das normas brasileiras e não trará transtornos à comunidade local, tendo funcionamento automatizado, além de dispor de grupo gerador exclusivo para atender a eventual falta de energia elétrica na região. O poço de sucção e demais equipamentos ficarão totalmente enterrados, causando menor impacto visual, ocupando apenas 10% da área escolhida, de forma a preservar o espaço de lazer, sem prejuízos à comunidade.
Sobre a insatisfação dos moradores, que através da Associação dos Moradores dos Loteamentos Guaxuma e Gurgury afirmaram preferir o sistema de fossa séptica e sumidouro à obra de esgotamento (pela necessidade de construção de estação elevatória), a Seminfra informa que, em reunião com representantes da Associação, na sede da Secretaria, no dia 12 de agosto de 2020, apresentou o projeto e explicou o funcionamento do equipamento e os critérios de escolha do local.
 Os técnicos da Seminfra esclareceram, ainda, que o sistema preferido pelos moradores é primário e rudimentar, utilizado apenas quando inexiste rede pública coletora de esgotos, informando que a obra foi precedida de estudo ambiental e possui as licenças ambientais necessárias à sua execução.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas