Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Missa do Lava-pés dá início ao Tríduo Pascal da Semana Santa

Em Maceió, na Catedral Metropolitana, o ato religioso foi conduzido pelo bispo coadjutor Dom Berto Breis

Missa da Ceia do Senhor, onde acontece o Lava-Pés, realizada na Catedral Metropolitana de Maceió.

Fiéis e integrantes dos movimentos cristãos católicos iniciaram o tríduo pascal. Nessa quinta-feira (28), eles participaram da missa que teve a cerimônia do lava-pés, a lembrança do gesto de Jesus, que lavou os pés dos apóstolos. A celebração lembrou da última ceia, quando Jesus Cristo, na noite em que foi entregue, ofereceu a Deus o seu corpo e sangue.

Em Maceió, na Catedral Metropolitana, o ato religioso foi conduzido pelo bispo coadjutor Dom Berto Breis. Ele lembrou que, no calendário da igreja, a quinta, a sexta e o sábado compõem uma única celebração da Páscoa de Jesus.

"Na quinta recordamos a última ceia de Jesus. Ele distribuiu a eucaristia, um sinal de sua presença e ao mesmo tempo fez um gesto de humildade", explicou Dom Berto.

Nesta sexta-feira (29), será a celebração da paixão de Jesus, dia em que ele foi traído e morto. E no sábado à noite (30) começa a ser celebrada a ressurreição de Jesus. "Então paixão, morte e ressurreição formam o tríduo da Páscoa de Jesus", completou D. Berto.

Conforme explicou D. Berto, o gesto de Jesus em se curvar também representa, nos dias de hoje, a humildade, a doação e o serviço que devem ser praticados pelo povo cristão. "A humildade já se traduz no fato do filho de Deus onipotente se fazer gente, se fazer nosso irmão. De Belém até o calvário, ele não fez outra coisa a não ser abaixar-se", finalizou.

Na celebração da noite desta quinta-feira, os escolhidos para simbolizar os discípulos foram integrantes dos vários movimentos da igreja, previamente selecionados. Entre eles, o clima era de emoção.

Nesta sexta-feira, a partir das 12h, haverá o Ofício da Agonia. Já às 15h, a celebração da paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto. Sábado, a única atividade será a Virgília Pascal, a partir das 20h.

Para o  Domingo, o ato religioso começa às 9h com uma Missa Solene, seguido do batizado comunitário às 10h30 e 16h Missa de Páscoa das Crianças.