Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Mais de 400 famílias que vivem em encostas têm nova oportunidade de cadastro

Secretário de Governo informa que moradores devem procurar a Defesa Civil para requerer aluguel social

A Prefeitura de Maceió deve iniciar, na semana que vem, o plano de evacuação da área de encostas do Mutange, mas ainda há uma preocupação com 418 famílias que vivem na zona de maior risco e não se cadastraram para receber o aluguel social.

O Município informou que os donos destes imóveis ainda terão mais uma oportunidade de cadastro e, assim, evitar que saiam compulsoriamente. Ao todo, 1.667 moradias devem ser evacuadas.

O secretário de Governo de Maceió, Eduardo Canuto, informou que estas pessoas poderão procurar a sede da Defesa Civil, no bairro do Pinheiro, para informar a situação e levar a documentação necessária para provar que estão morando na região mais delicada, a rosa claro, de acordo com o novo mapa de setorização de danos.

Uma equipe composta por assistentes sociais e cadastradores vão ficar de prontidão para identificar estes moradores sem cadastro e analisar os dados em comparação com o estudo de georreferenciamento. Os que estiveram enquadrados no perfil poderão ser inseridos no aluguel social para receber R$ 1 mil durante seis meses. Além disso, cada um receberá uma moradia até o fim do ano com base no Minha Casa Minha Vida.

Estes imóveis serão cedidos pelo Município aos moradores do Mutange, que têm o mesmo perfil socioeconômico do programa federal. Como foram feitos, até agora, 1.249 cadastros, todos estes serão contemplados, sendo 740 nos dois primeiros meses (500 casas no Benedito Bentes e 240 no Rio Novo). As demais casas serão liberadas até dezembro.

O recurso para o pagamento do aluguel social já foi autorizado pela Justiça, com base no bloqueio nas contas da petroquímica Braskem. No entanto, o dinheiro ainda não foi liberado para a prefeitura. Assim que isto acontecer, o secretário de Governo informa que o Banco do Brasil dividirá o repasse aos moradores em lotes de 200 pessoas por vez.

Por enquanto, os técnicos do Município estão finalizando a análise de todos os cadastros efetuados. A lista com os dados aprovados será publicada no Diário Oficial e enviada ao banco nesta sexta-feira (2) ou até a próxima segunda-feira (5).

A evacuação da área de encostas do Mutange deve começar assim que o primeiro pagamento do aluguel social for liberado. Se os moradores não saírem, serão retirados compulsoriamente.

Tags