Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Mais de 2.500 árvores nativas foram plantadas este ano em Maceió

Processo de compostagem vem ajudando no plantio de mudas em toda capital; saiba mais sobre o assunto!

Quando se fala em sustentabilidade, uma das questões-chave é como lidar com os rejeitos e resíduos. Sendo assim, a Prefeitura de Maceió orienta como reutilizá-los de forma orgânica, transformando-os em compostagem. O produto é muito usado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) no plantio de mudas feito em toda capital. Desde o início do ano, o órgão já plantou mais de 2.500 árvores nativas.

Ainda que o primeiro passo, fundamentalmente, deva ser tentar reduzir ao máximo a geração de rejeito, é impossível chegar ao zero. Sendo assim, o segundo passo é dar o destino mais apropriado aos rejeitos e aproveitar os resíduos ao máximo com técnicas de reaproveitamento. Fazer a compostagem é uma boa prática.

O que é compostagem?

A compostagem é um processo biológico que transforma resíduos orgânicos, como folhas e restos de alimentos, em um composto orgânico homogêneo, sem cheiro e com muitos nutrientes, capaz de nutrir o solo e melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas dele.

Como fazer compostagem?

Há vários tipos de compostagem e eles variam, principalmente, em relação à quantidade de resíduos utilizados no processo. É possível fazer isso em pequena escala, como são as compostagens comunitárias e domésticas.

O primeiro passo é preparar uma composteira, que pode ser feita com tambores, cercados de arame ou de madeira e até mesmo com baldes. Outra opção é comprar composteiras prontas. Deixe-a em um ambiente bem ventilado, pois as bactérias precisam de oxigênio para agir nesse processo.

Em seguida, cubra o fundo da composteira com terra seca, que será responsável por absorver toda a umidade do composto. Depois, coloque os resíduos orgânicos que serão decompostos no processo. É preciso tomar cuidado, uma vez que nem todos os restos de alimentos são indicados para a compostagem.

Artigos Relacionados

Veja alguns exemplos:

Resíduos que podem ser usados à vontade: frutas, verduras, legumes e suas cascas, borra e filtro de café, cascas de ovos, sementes e grãos;

Resíduos que devem ser usados com moderação: alimentos cozidos, laticínios, frutas cítricas, papel toalha e guardanapos;

Resíduos que não devem ser usados: carnes, arroz, trigo, limão, temperos fortes, papel, óleo, fezes de animais domésticos, papel, líquidos;

Para acelerar a compostagem, você pode picar os resíduos, o que favorece a decomposição deles. Além disso, colocar minhocas ou esterco também ajuda a tornar esse processo mais rápido.

Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, afirma que a compostagem é excelente para as pessoas que possuem jardins e hortas, além de reduzir o volume de lixo.

“A compostagem recupera os nutrientes dos resíduos orgânicos que seriam descartados junto ao lixo comum e os leva de volta – enquanto adubo – para o solo, enriquecendo hortas e jardins. Com isso, ela é uma aliada na redução do volume de lixo produzido diariamente pelos cidadãos. Nós utilizamos para o plantio de mudas na cidade e a população também pode fazer esse ciclo sustentável”, concluiu.

*com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas