Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Mais de 102 mil eleitores estão com títulos cancelados em Maceió

Em todo o Estado, 354.861 ainda estão com os títulos eleitorais cancelados; situação pode ser regularizada na Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) divulgou nesta quinta-feira (5) que mais de 102 mil eleitores de Maceió estão com os títulos eleitorais cancelados. A perda do documento se deve ao não comparecimento às urnas por três eleições consecutivas sem justificativa à Justiça Eleitoral - no Brasil o voto é obrigatório por lei. Quem quiser regularizar a situação e o direito de votar na eleição municipal, deve procurar o Fórum Eleitoral ou as Centrais de Atendimento em dois pontos da capital até o dia 6 de maio.

Ainda conforme o tribunal, em Maceió, 590.576 estão aptos a votar, o que representa 14,75% do total do eleitorado de Alagoas, que é de 2.202.122. Em todo o estado, 354.861 ainda estão com os títulos eleitorais cancelados (13,87%).

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão,  agrande preocupação da Justiça Eleitoral é com a baixa procura de eleitores nas centrais de atendimento em Maceió e no interior nos primeiros meses do ano e com a formação de filas e possíveis tumultos nos dias que antecederem o fechamento do cadastro.

"O caso específico desses eleitores com os títulos cancelados muito nos preocupa, tendo em vista que estamos em ano eleitoral e o prazo final para esta regularização é o dia 6 de maio. É um número elevado de pessoas e, creio, que grande parte não sabe nem que se encontra nessa situação com a Justiça Eleitoral", declarou o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, presidente do TRE/AL.

Em Alagoas, os cartórios eleitorais funcionam, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, para o atendimento ao público. Em Maceió, os postos do TRE/AL que ficam na Central Já do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras, e a Central de Atendimento ao Eleitor do Parque Shopping, em Cruz das Almas, funcionam das 8h às 17h, também de segunda à sexta-feira. O Fórum Eleitoral da capital está localizado no bairro da Gruta.

Ainda conforme o tribunal, caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título, basta acessar o sitewww.tre-al.jus.bre procurar a área "Serviços ao Eleitor". Após, na opção "Situação Eleitoral", preenche o nome completo e a data de nascimento, e o serviço indicará se o título está irregular ou regular. No caso dos eleitores que podem ter o título cancelado, a mensagem orientará a procurar um cartório eleitoral.

Outra alternativa para consulta, segundo a comunicação do TRE/AL, é o download gratuito do aplicativo e-Título, que disponibiliza para smartphones todas informações do cadastro do eleitor, inclusive com informações sobre locais de votação e a emissão automática da certidão de quitação eleitoral. No aplicativo, aparecerá se o eleitor está em situação irregular ou regular com a Justiça Eleitoral.

Entre os impedimentos para o eleitor que não regularizar sua situação estão: obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concorrência pública ou administrativa da União, obter empréstimos bancários, inscrever-se e tomar posse em cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, praticar qualquer ato para que se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Com assessoria

Tags