Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió se veste de rosa para combater o câncer de mama

Campanha faz alusão ao Outubro Rosa e tem diversas ações espalhadas pela capital alagoana

Maceió está rosa para o Outubro Rosa, campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram o lançamento oficial da campanha. A solenidade aconteceu na sede do órgão, localizada no Centro.

"Este ano, o Maceió Rosa busca incentivar o autoconhecimento e o olhar individualizado de cada pessoa sobre o próprio corpo", disse a primeira-dama, Tatiana Palmeira, que acrescentou que o slogan da campanha é 'Quem tem amor próprio se cuida' e que buscará conscientizar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. "A gente sempre tem um desafio a cada campanha e a gente sabe que todo ano podemos fazer melhor", concluiu.

Leia também

As mulheres de 50 a 69 anos podem procurar unidades de saúde mais próximas. Para este ano, a marca mudou; agora, além de ser um coração, a letra "O" na palavra "Rosa" refere-se a um bico de peito para remeter a memória da mulher à busca do autoexame.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, disse que três bairros vão receber ações. São eles: Benedito Bentes, Levada e Centro. "Nós vamos ter as feiras nesses bairros. Vamos levar diversas ações, consultas e marcações de exames para estimular que as mulheres busquem fazer o autoexame. Maceió não poderia ficar de fora dessa campanha, que é mundial, para lembrar a importância do Outubro Rosa", defendeu.

Com início em 2014, a campanha está na 6º edição e a primeira-dama demonstrou otimismo em relação à campanha. "O totem, que ficar na orla, foi pintado de Rosa e luzes rosas foram colocadas na praia. A corrida Rosa foi confirmada para o dia 12 de Outubro (sábado) à noite e toda a renda da corrida irá para instituições parceiras", completou Tatiana.

A prefeitura planejou eventos durante todo o mês, como palestras de conscientização; feiras de serviço; ações de saúde; distribuição de panfletos; atividades de esporte; cultura e lazer e debates temáticos.

Nas cinco edições foram realizadas 21.452 mamografias. Participam da campanha instituições como a Mama Renascer e Casa Rosa, que são as parceiras. Há também dois modelos de camisa, com os emblemas: "Eu me cuido" e "Eu tenho amor próprio", que custam R$ 30 e podem ser encontradas no em lojas do Parque shopping, Maceió shopping e, também, em redes das instituições parceiras.

São 31,90% casos para cada 100 mil mulheres da capital alagoana. Desses, a maioria é detectada pelo autoexame. Mais de 65% dos casos são detectados dessa maneira.

No dia 23 de outubro, acontece o auge da campanha, que é o dia de mobilização geral na cidade. O secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, disse que cuidar da saúde é fundamental. "Neste mês, trazemos esse cuidado e atenção para a mulher, lembrando que a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas", celebrou.

A abertura oficial contou com apresentação cultural do coral Em Canto e com a ilustre presença da drag queen Paty Maionese, mostra de experiências exitosas realizadas nas unidades de saúde da capital, e depoimento das servidoras sobre a superação do câncer de mama.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas