Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió registra segunda morte por dengue em 2021 e intensifica ações de combate ao mosquito

Até o dia 10 de outubro, foram notificados 2.486 casos de dengue na capital, o que representam aumento de 208,81% em relação ao mesmo período de 2020

Boletim epidemiológico divulgado essa semana mostra um aumento do número de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika, além de trazer a confirmação da segunda morte por dengue este ano em Maceió. Diante desse cenário preocupante, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações de fiscalização e educação ambiental, com o objetivo de conter a proliferação do mosquito.

O Boletim refere-se à atualização da 40ª semana epidemiológica. Os dados acumulados do ano, até o dia 10 de outubro, mostram que foram notificados 2.486 casos de dengue, que representam aumento de 208,81% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve 805 casos; no mesmo período, foram notificados este ano 78 casos de chikungunya, aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve 75 casos. Foram notificados ainda 53 casos de zika, crescimento de 39,47% em relação à semana epidemiológica 40/2020, quando foram notificados 38 casos da doença.

Leia também

O cenário epidemiológico das arboviroses no período sazonal por distrito/bairro aponta maior índice de infestação no Centro, com 1.041,66 casos por 100 mil habitantes; Ponta Grossa, com 542,59 casos/100 mil habitantes e Mangabeiras, com 477,16 casos/100 mil habitantes.

“No nosso diagrama de controle, tivemos um aumento de casos a partir de junho. O período chuvoso aumenta a oferta de criadouros e eleva a proliferação do mosquito, aumentando também a probabilidade de surtos epidêmicos, e foi isso o que ocorreu. Em função disso, estamos realizando vários mutirões para controle dos reservatórios e para impedirmos o avanço da dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo Aedes aegypti”, explica a gerente de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Samico.

A coordenadora chama a atenção da população para os cuidados com a prevenção, eliminando os locais propícios à disseminação do mosquito dentro de casa e nas áreas externas dos imóveis residenciais e comerciais.

“Qualquer reservatório que possa acumular água de chuva, inclusive aquelas pocinhas que aparecem na rua e nos quintais, às vezes escondidos debaixo do mato que cresceu, são propícios a se tornar um criadouro. Essas situações devem ser corrigidas”, orienta.

Combate

Entre as ações de combate ao mosquito, estão a instalação de pontos de coletas de pneus na capital. No sábado (23), será a vez de as praças Multieventos (Pajuçara), da Faculdade (Prado), Padre Cícero (Benedito Bentes) e Osman Loureiro (Clima Bom) ganharem o equipamento.

Disque Dengue

Os agentes de endemias da Saúde de Maceió fazem trabalho contínuo nas áreas com maiores índices de infecção para garantir a redução na transmissão da dengue no município, além de atender a população pelo Disque Dengue, no número 3312-5495. Por meio deste contato, a população tanto pode denunciar áreas com potencial para proliferação do mosquito quanto receber orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas