Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió registra o terceiro maior acumulado de chuvas do Brasil em 24h

Inmet emitiu dois alertas de chuvas para quase todas as cidades alagoanas; ambos são válidos até as 10h desta quarta-feira (7)

Maceió registrou o terceiro maior acumulado de chuvas do Brasil em 24h, dentro do período de 9h dessa segunda-feira (5) e 9h desta terça (6), de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os números apontam que choveu 29.4 milímetros. A cidade onde mais choveu foi Codajas (AM), onde foram registrados 48.8 milímetros.

O Inmet emitiu dois alertas de chuvas para quase todas as cidades alagoanas. Os avisos amarelo e laranja são válidos a partir desta terça (6) e seguem até as 10h desta quarta (7).

O alerta amarelo, que representa perigo potencial, foi para 61 municípios, podendo haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Artigos Relacionados

Já o aviso laranja tem um grau de severidade maior e foi emitido para 58 cidades. É esperado, para essas regiões, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

O Inmet alerta que a população evite enfrentar o mau tempo e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Para mais informações, entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SPDEN/Semarh-AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.

A previsão, no entanto, é de possibilidade de ocorrência de chuva nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, com intensidade fraca a moderada, persistindo até esta quarta-feira (7).

"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, intensificados pela propagação de distúrbios no escoamento de leste próximo à superfície, favorece a formação de áreas de instabilidade principalmente entre o litoral de Pernambuco e Alagoas. Esse padrão no escoamento atmosférico pode contribuir para a ocorrência de chuva mais persistente nas próximas 48 horas. Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, e o Baixo São Francisco do Estado de Alagoas", diz aviso.

A Semarh ainda destaca que as ocorrências de chuvas de intensidade fraca a moderada podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo Região Metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.